Investigação e Desenvolvimento

AlimentAÇÃO! - Políticas Públicas Locais para o Direito à Alimentação Adequada

No âmbito do projeto "AlimentAÇÃO! - Políticas Públicas Locais para o Direito à Alimentação Adequada", foi publicado o guia “AlimentAÇÃO! Local - Guia para construir políticas públicas locais e Circuitos Curtos Agroalimentares para realizar o Direito Humano à Alimentação Adequada”

AlimentAÇÃO! - Políticas Públicas Locais para o Direito à Alimentação Adequada

Este guia pretende contribuir para o reforço das capacidades globais de todos os atores interessados em trilhar o caminho de construir políticas públicas e programas nesta matéria, sejam atores governamentais, agentes de desenvolvimento local, cidadãos e cidadãs e outros atores relevantes para o sistema alimentar local de dado território.

O projeto " AlimentAÇÃO! - Políticas Públicas Locais para o Direito à Alimentação Adequada" é financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no âmbito da medida 20.2.3. Assistência Técnica Rede Rural Nacional - Área 3 do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 e envolveu a Universidade de Lisboa através do seu Colégio F3, a ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local), a ACTUAR (Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento), e os Municípios de Fundão, São Pedro do Sul e Vinhais.

Tem ainda como parceiros de apoio os Municípios de Idanha-a-Nova, Tavira e Torres Vedras e a Associação Nacional de Municípios (ANMP). Este projeto visou contribuir para a construção de conhecimento e formulação de políticas públicas, mecanismos de governança e instituições adequadas, pois compreende que estas são fundamentais para a construção e consolidação de CCA e realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada tendo tido como resultado a disseminação de boas práticas de CCA, a mobilização da sociedade civil em prol deste tema e a capacitação de agentes rurais de desenvolvimento.