Outros

Biblioteca da FLUL recebe mais de 14 mil obras referentes à temática ultramarina

Um protocolo assinado entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e o banco Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai dotar a Biblioteca da FLUL com um acerco de mais de 14 mil novas sobre a temática ultramarina, que inclui livros e publicações periódicas entre 1834 e 1997.

O acervo agora recebido é constituído por uma ampla temática. Literatura, política, história (em especial, história bancária e económica), mas também direito, antropologia, religião ou ciências agrárias, estão entre os temas contantes do novo acervo da Biblioteca da FLUL. “Uma coleção de oito mil livros que pertenceram às bibliotecas pessoais de Francisco Vieira Machado, ex-ministro das Colónias e ex-presidente do Banco Nacional Ultramarino, e de António Liz Dias, que, entre outras funções, dirigiu a delegação do Fundo de Fomento de Exportação em Madrid e exerceu o cargo de adido comercial na Embaixada de Portugal na capital espanhola”, constituem ainda o acervo transferido, explica o Coordenador da Divisão da Biblioteca da FLUL, Pedro Estácio.

A relevância dos títulos recebidos a nível nacional e para a Faculdade é expressiva e de “elevado valor científico e patrimonial”, pelo facto de “reunirem títulos inexistentes ou de escassa presença noutras bibliotecas portuguesas e estrangeiras”, explica o Coordenador da Divisão da Biblioteca da FLUL.

Com uma data prevista de disponibilização para consulta pública até ao final do ano 2021, o novo acervo vem aumentar a bibliografia sobre temáticas ultramarinas que a Biblioteca da FLUL já dispõe, composto por mais de 50.0000 documentos. Sobretudo desde 2010, o acervo ultramarino foi sendo aumentado “pela incorporação de um conjunto de bibliotecas pessoais de académicos e de intelectuais, portugueses e estrangeiros, doadas à Faculdade, entre as quais se incluem as de Isabel Castro Henriques e de Alfredo Margarido (2010 e 2017), de Michel Laban (2012), de Manuel Ferreira (2014 e 2020) e de Horácio Alves Nogueira (2019)”, explica Pedro Estácio. Também as colecções doadas pela Fundação Calouste Gulbenkian (2014 e 2019) e pelo Instituto de Investigação Científica Tropical (2016) constituem o catálogo já disponível.