Investigação e Desenvolvimento

Controlo da pandemia durante o processo de vacinação

Num estudo recentemente publicado na revista Nature Communications uma equipa de investigadores liderada por Ganna Rozhnova , professora na University Medical Center Utrecht e colaboradora do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa , analisou diferentes cenários de relaxamento das medidas de contenção da pandemia enquanto progredia o processo de vacinação para o SARS-CoV-2 em Portugal.

Controlo da pandemia durante o processo de vacinação

Controlling the pandemic during the SARS-CoV-2 vaccination rollout” é assinado ainda por João VianaChristiaan H. van DorpAna NunesManuel Carmo GomesMichiel van Boven,Mirjam E. Kretzschmar e Marc Veldhoen.

Os investigadores aplicaram métodos computacionais sofisticados para parametrizar um modelo de transmissão do SARS-CoV-2, ajustando-o a uma longa série de dados de hospitalizações por faixa etária e também aos resultados de um estudo transversal de seroprevalência por grupo etário. O modelo assim calibrado foi depois combinado com a evolução da cobertura vacinal projetada para Portugal para investigar as trajetórias da pandemia em 2021 sob diferentes cenários de relaxamento. O modelo incorpora dados demográficos e de contactos sociais relativos a Portugal, e também tem em conta um aumento da transmissibilidade do vírus devido ao rápido aumento no país da frequência da variante B.1.1.7 a partir de 2021.

Este estudo contribui para uma melhor compreensão de quais as medidas de contenção que podem ir sendo aliviadas em paralelo com o avanço da vacinação em massa em 2021, e põe em evidência que novas ondas de hospitalizações por COVID-19 podem ser evitadas com um levantamento gradual dessas medidas. A escolha de Portugal para estudo de caso faz deste trabalho um dos primeiros esforços de modelação da COVID-19 para informar a tomada de decisões no país.