Outros

Falecimento da Professora Catarina Ramos

É com profundo pesar que a Universidade de Lisboa comunica o falecimento da Professora Maria Catarina de Melo Ramos, Professora Associada com Agregação, do IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) e investigadora do CEG (Centro de Estudos Geográficos)

Maria Catarina de Melo Ramos iniciou a sua carreira como monitora em 1979, no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da ULisboa, passou por todas as categorias até Professora Associada com Agregação, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da ULisboa. Foi Investigadora do Centro de Estudos Geográficos desde 1983 e vogal da Direção (1986-1988). Teve um envolvimento muito empenhado na criação do IGOT, tendo sido membro da sua Comissão Instaladora (2009-2010), Subdiretora do Instituto (2010-2012) e Coordenadora do 1º ciclo de estudos (2013-17).

Catarina Ramos é autora de numerosos trabalhos científicos, incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas internacionais e nacionais, nos domínios a que mais dedicou a atenção: Hidrologia e Geomorfologia Fluvial, Paleoclimatologia e Dinâmica Fluvial, Mudanças Ambientais, Risco de Cheia e Medidas de Mitigação, Ordenamento do Território.

O funeral realiza-se hoje, 26 de abril, precedido de missa às 15h.