Passar para o conteúdo principal
Outros

Falecimento do Professor Adriano Moreira

É com profundo pesar que a Universidade de Lisboa comunica o falecimento do Professor Adriano Moreira.

Adriano Moreira

Nascido a 6 de setembro de 1922, Adriano José Alves Moreira foi Estadista, Professor, Político e notável estudioso de assuntos de política internacional. Iniciou a sua atividade docente no ISCSP-ULisboa em 1950. Em 1956 fundou o Centro de Estudos Políticos e Sociais. Nomeado diretor do Instituto em 1958, procedeu à transformação da escola numa instituição universitária de Ciências Sociais que integrou a Universidade Técnica de Lisboa em 1961. Em 1969, na sequência da crise académica, assume uma posição de defesa da liberdade universitária o que ditou a sua exoneração. Após reintegração no ISCSP-ULisboa, foi eleito Presidente do Conselho Científico do Instituto (1981-1992).

Titular de uma carreira académica singular, Adriano Moreira foi uma figura marcante na história do ISCSP-ULisboa, que liderou durante um longo período, destacando-se pela determinação com que lutou para que o Instituto sobrevivesse aos regimes políticos vigentes em Portugal ao longo das décadas em que esteve ligado a esta instituição.

Adriano Moreira foi político e professor universitário. Concluiu a Licenciatura em Direito pela Universidade de Lisboa e o Doutoramento na Universidad Complutense de Madrid e no ISCSP-ULisboa. Foi Ministro do Ultramar entre 1961 e 1963, e Presidente da Sociedade de Geografia até 1974, onde promoveu o Movimento da União das Comunidades de Língua Portuguesa.

(Imagem: ISCSP, ilustração da Cerimónia de Homenagem)

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Satélite totalmente feito no IST foi lançado a bordo do Ariane 6
Voluntários EPIS contribuíram para a valorização do Jardim Botânico Tropical
Investigadores ULisboa entre os vencedores das Medalhas de Mérito Científico 2024