Investigação e Desenvolvimento

Investigadores da Faculdade de Farmácia da ULisboa desenvolvem ferramenta inovadora no âmbito da tuberculose

Um grupo de investigadores da Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade de Lisboa (ULisboa) desenvolveu uma ferramenta de saúde pública para o controlo, gestão e investigação translacional em Tuberculose (TB) na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O desenvolvimento desta nova ferramenta, designada por CPLP-TB, foi coordenado por Isabel Portugal, Professora do Departamento de Microbiologia e Imunologia da FF da ULisboa e membro do Grupo de Microbiologia Molecular e Biotecnologia do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FF da ULisboa e por João Perdigão, Investigador do Grupo de Microbiologia Molecular e Biotecnologia do iMed.ULisboa da FF da ULisboa. O estudo contou ainda com a colaboração do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Universidade Federal do Rio Grande e Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Rio Grande do Sul.

CPLP-TB permite o rastreamento epidemiológico de diversas estirpes no espaço lusófono com uma resolução sem precedentes. A aplicação da ferramenta já permitiu obter uma nova perspetiva acerca da disseminação do M.  tuberculosis na CPLP e identificar traços comuns ao nível da sua estrutura populacional nos países onde a tuberculose é uma das principais causas de morte, em particular no doente co-infetado com o VIH, tais como Brasil, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau. Foram ainda identificados seis clusters transnacionais de estirpes geneticamente próximas e cuja existência poderá ilustrar casos de transmissão intercontinental recente entre esses países. A existência e identificação destes clusters e estirpes associadas assume especial relevância para o controlo da TB e permite conhecer cadeias de transmissão adicionais e que de outra forma seriam de difícil identificação.

A investigação subjacente à CPLP-TB deu origem ao artigo “Clonal expansion across the seas as seen through CPLP-TB database: a joint effort in cataloguing Mycobacterium tuberculosis genetic diversity in Portuguese-speaking countries” que foi publicado, a 16 de abril de 2018, na revista científica internacional “Infection Genetics and Evolution”.