Investigação e Desenvolvimento

Missão Espacial Ariel aprovada pela Agência Espacial Europeia

Esta missão da Agência Espacial Europeia , a primeira dedicada ao estudo da natureza, formação e evolução de exoplanetas, conta com uma forte participação de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) .

Missão Espacial Ariel aprovada pela Agência Espacial Europeia

A missão espacial Ariel, que irá estudar em detalhe as atmosferas de exoplanetas, acabou de passar da fase de estudo para a fase de implementação. Esta missão, com lançamento previsto para 2029, conta com uma forte participação de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e da Universidade do Porto (UPorto).

Trata-se da primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) dedicada à medição da composição química e das propriedades térmicas da atmosfera de cerca de 1000 exoplanetas gasosos e rochosos, desde os extremamente quentes até aos temperados. Para isso, irá observar trânsitos ou ocultações, e recorrendo a uma técnica chamada de espectroscopia, irá medir as “impressões digitais” dos gases que compõem as atmosferas exoplanetárias. Estes dados permitirão estabelecer ligações entre composição química, formação e evolução dos planetas e o ambiente nos quais estes se formaram.

A missão Ariel, que terá uma duração inicial de quatro anos, está planeada para ser lançada em 2029, a bordo de um Ariane 6, o novo foguetão da ESA, a partir da Base Espacial Europeia em Kourou, na Guiana Francesa.

A missão Ariel é uma das peças chave na estratégia da equipa do IA, que inclui ainda, a longo prazo, uma relevante participação científica e tecnológica no telescópio espacial PLATO (ESA) e no espectrógrafo HIRES, para o ELT (ESO), o maior telescópio da próxima geração. Esta estratégia garante à equipa um papel de liderança a nível internacional na procura e estudo de outras Terras.