Investigação e Desenvolvimento

Nova App educativa para explorar a biodiversidade costeira criada pelo Instituto de Educação da ULisboa.

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) criou a aplicação “Roteiro Entre-Marés”, que está disponível gratuitamente na app store Android e que tem o objetivo de promover a literacia dos ecossistemas costeiros.

Na app “Roteiro Entre-Marés” os utilizadores conseguem explorar, de forma autónoma, a biodiversidade de ecossistemas costeiros percorrendo diversos itinerários.

A aplicação promete transformar as idas à praia numa verdadeira caça ao tesouro. É direcionada para jovens do 3.º ciclo do ensino básico e pode ser explorada em contexto escolar ou familiar.

Com a possibilidade de escolher um de dois percursos: a Área Marinha Protegida das Avencas, no concelho de Cascais, ou o Parque Natural da Ria Formosa, que se estende ao longo de 60 quilómetros da costa algarvia, os utilizadores encontram informações sobre a biodiversidade de cada um destes locais, nomeadamente, algas, plantas, bivalves, crustáceos, peixes e outros.

Com o objetivo de promover a literacia do oceano, contribuindo para a compreensão sobre a importância do mar e da sua influência nas nossas vidas, e dos efeitos que os nossos comportamentos podem ter nos ecossistemas costeiros, os itinerários propostos pela app abordam questões relacionadas com a diversidade biológica dos locais a explorar, as plataformas rochosas sujeitas à ação das marés, os sapais e as dunas, bem como com as adaptações características das espécies residentes, as pressões a que se encontram sujeitas e o tipo de utilização humana característica destes locais.

Disponível para sistemas Android, a App oferece ainda diversas atividades, como quizzes e jogos, que ajudam a consolidar os conhecimentos.

Cláudia Faria, responsável pelo projeto e investigadora da UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação), explica que “este recurso didático foi testado por cerca de 220 alunos, que o descreveram como sendo uma ferramenta apelativa, divertida e interativa, não só para ser utilizada in situ, mas também como uma excelente fonte de informação após a visita de estudo”.

O desenvolvimento da aplicação informática foi assegurado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O projeto foi financiado pelo Fundo Azul, promovido pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM) e tem como instituições parceiras a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, a Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, o Centro de Ciência Viva de Tavira, a Escola Superior de Educação João de Deus e a Universidade Aberta.

Esta é a segunda app desenvolvida pelo IE-ULisboa no âmbito de projetos de investigação cofinanciados por programas promovidos pela DGPM. Em 2016, a app "Roteiro dos Descobrimentos" recebeu o Prémio "Best Poster Award" no International Congress on Information Communication Technologies in Education (ICICTE 2016) pela sua originalidade e relevância em termos da integração das tecnologias móveis na educação.

Mais informações sobre o projeto: http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/roteiro-entre-mares

Fonte: Roteiro Entre-Marés, IE-ULisboa