Investigação e Desenvolvimento

Nova espécie de lagarto ápode descoberta no sudoeste de Angola

No sudoeste de Angola, encontra-se um dos locais mais prístinos do país, o inselberg da Serra da Neve. Este sistema é nada mais nada menos uma montanha no meio da planície que acolhe um micro-habitat específico completamente diferente das áreas circundantes na sua base.

Nova espécie de lagarto ápode descoberta no sudoeste de Angola

Ao longo dos últimos 5 anos este sistema tem vindo a ser explorado e tem vindo a revelar ser um dos locais mais biodiversos de Angola.

Uma equipa de investigadores nacionais e internacionais, a qual integraram: Luís Ceriaco (curador convidado da Coleção de Anfíbios e Répteis do MUHNAC), Mariana Marques e Diogo Parrinha (colaboradores do MUNHAC), descobriram uma nova espécie de lagarto ápode (sem membros) do género Acontias. Até agora apenas tinham sido registadas para o Angola, três espécies deste género.

Pálpebras móveis e coloração distinta distinguiram a nova espécie das congéneres. Combinando os dados morfológicos, com dados moleculares e biogeográficos os resultados indicaram que a população da Serra da Neve representava de facto uma nova espécie, tendo sido “batizada” de Acontias mukwando. O nome foi escolhido em reconhecimento da tribo local que habita o inselberg, os Mukwando.

Os exemplares da nova espécie encontram-se depositados na coleção de Anfíbios e Répteis do MUNHAC.

Este trabalho foi realizado em estreita colaboração com o Ministério do Ambiente de Angola. A expedição teve como financiador a National Geographic Society.

O artigo pode ser consultado aqui.

Fonte: Museu de História Natural e da Ciência