Investigação e Desenvolvimento

O que se sabe sobre os casos de infeção após a vacinação completa

É possível sofrer de doença grave mesmo depois de vacinado?

O que se sabe sobre os casos de infeção após a vacinação completa

Uma questão que pode ver respondida no artigo publicado pela Visão que conta com a opinião de Miguel Prudêncio e Luís Graça, Professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e investigadores do Instituto de Medicina Molecular (iMM).

A Direção-Geral da Saúde revelou que dos cerca de dois milhões de pessoas com a vacinação completa em Portugal, apenas 1.231 foram infetadas pelo vírus SARS-CoV-2. Cinco morreram. Um novo estudo britânico revela o possível impacto da variante Delta nesta equação.

Neste artigo, Miguel Prudêncio afirma que, “nos primeiros quinze dias após a primeira dose de uma vacina, a pessoa está praticamente tão vulnerável à doença como qualquer outra”.

Os cientistas investigam, agora, se a variante Delta, inicialmente identificada na Índia, pode pôr em causa a proteção da vacina contra doença grave. O Imunologista Luís Graça assegura que, “os dados atualmente disponíveis não mostram que existam mais internamentos por número de infeções, entre a população mais jovem, provocados pela variante Delta, mas ainda não temos um tempo de seguimento suficiente desta variante”.

Leia o artigo na íntegra, aqui.