Investigação e Desenvolvimento

Pela 11ª vez, voo português apoia a investigação na Antártida, levando investigadores a esta região, no dia 17 de Fevereiro 2023

A campanha antártica portuguesa 2022-23 integra 7 projetos de investigação, com um total de 12 cientistas no terreno. Três dos projetos são liderados e integram nas suas equipas de campo, investigadores que pertencem ao Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos (Polar2E) da Universidade de Lisboa.

Pela 11 ª vez, Portugal contribui para a logística científica na Antártida fretando um avião que transportará cientistas e técnicos entre Punta Arenas no Chile e o aérodromo Teniente Rodolfo Marsh Martin situado na ilha de Rei Jorge, na Antártida. O voo decorrerá no dia 17 de Fevereiro de 2023 e será a âncora da Campanha Antártica Portuguesa 2022-23 que decorrerá até ao início do mês de Março, com o apoio de vários programas antárticos parceiros. O voo de ida e volta no mesmo dia transportará 2 investigadores integrados em projetos apoiados pelo Programa Polar Português (PROPOLAR), e 83 investigadores dos programas búlgaro, checo, chileno e espanhol. Este é o contributo português para a logística internacional que apoia as atividades científicas na Antártida durante o Verão austral, o período de atividade científica mais ativo do ano, no chamado continente branco.

Os 7 projetos de investigação da campanha antártica portuguesa 2022-23 conta com 12 cientistas no terreno (1 belga, 1 chileno e 10 portugueses), que trabalharão nas ilhas de Rei Jorge, Deceção, Livingston, (Arquipélago das Shetlands do Sul), ilha de Amsler (Arquipélago de Palmer), Cierva Cove (Península Antártica), e nas áreas marinhas ao largo das ilhas Geórgia do Sul. Estes projetos desenvolvem-se nas áreas das ciências atmosféricas, biológicas, da criosfera, e do ambiente e da Terra relacionando-se com os impactos das alterações climáticas na Antártida. Três dos sete projetos são liderados e integram nas suas equipas de campo, investigadores que pertencem ao Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos (Polar2E) da Universidade de Lisboa, em articulação com as atividades polares que têm vindo a ser desenvolvidas pelo colégio. Os projetos apoiados são coordenados por cientistas de 5 centros de investigação públicos.

A campanha antártica é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através do Programa Polar Português (PROPOLAR) e irá desenvolver-se até ao início de Março de 2023. Dado que Portugal não possui infraestruturas na Antártida, a campanha desenvolve-se com base na cooperação internacional com o Chile, Espanha e República da Coreia do Sul que proporcionam apoio logístico para estadia em bases de investigação e navios de investigação, transporte de investigadores e de equipamento e apoio às atividades de investigação.

O Programa Polar Português - PROPOLAR apoia o desenvolvimento da ciência polar portuguesa, facilitando a cooperação internacional e proporcionando condições logísticas que permitam o acesso dos cientistas portugueses ao Ártico e à Antártida e é coordenado pelo Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e gerido por uma comissão composta por membros de 5 instituições de investigação: Gonçalo Vieira (CEG/IGOT-ULISBOA), Adelino Canário (CCMAR, UAlgarve), José Xavier, (MARE, UCoimbra), João Canário (CQE/IST, ULisboa), e Catarina Magalhães (CIIMAR, UPorto).

Fonte: PROPOLAR