Outros

Professor António Feijó eleito Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

António Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, será o novo Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian , a partir de 3 de Maio de 2022.

Professor António Feijó eleito Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

A eleição decorreu no dia 15 de dezembro por voto secreto do Conselho de Administração Plenário da Fundação Calouste Gulbenkian.

Licenciado em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras (1977), António Feijó é Mestre em Literatura Inglesa e Americana pela State University of New York (Albany) (1980) e Doutor em Literatura Inglesa e Americana pela Brown University (1985).

É Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras.

Teoria da Literatura, a Literatura do Renascimento Inglês, a Literatura Norte-Americana Moderna, e o Modernismo europeu e norte-americano são alguns dos domínios em que tem incidido a sua prática letiva e de investigação. É autor de traduções e versões dramatúrgicas (Shakespeare, Otway, Fernando Pessoa, entre outros).

Entre as suas mais recentes publicações está a obra Uma Admiração Pastoril pelo Diabo (Pessoa e Pascoaes), Imprensa-Nacional Casa da Moeda, em 2015. Já em 2017 publicou com Miguel Tamen, Diretor da Faculdade de LetrasA Universidade como deve ser (Fundação Francisco Manuel dos Santos).

Na Fundação Calouste Gulbenkian (2008) e na Fundação Cupertino de Miranda (2018, em colaboração) comissariou diversas exposições sobre literatura. É Diretor Não-Executivo da Fundação da Casa de Mateus e foi Presidente do Conselho Geral Independente da RTP.

António Feijó vai suceder a Isabel Mota, que ocupa desde Maio de 2017 a presidência da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fonte: Faculdade de Letras