Investigação e Desenvolvimento

Telescópio Euclid: Novo documentário e debate sobre descobertas presentes e futuras

No dia 25 de maio deu-se a conhecer as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Euclides

O telescópio Euclid foi lançado há quase um ano. O que já nos permitiu aprender de novo sobre o Universo? O que vamos poder explorar nos próximos anos sobre o universo invisível?

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) desafia todos os interessados a participar nesta sessão em que vai falar sobre as primeiras descobertas científicas sobre estrelas, galáxias e grupos de galáxias com base nas imagens obtidas através do Euclid – que serão reveladas pela Agência Espacial Europeia (ESA).

O debate contou com a participação de Ana Afonso, investigadora do IA e Universidade do PortoAntónio da Silva, docente da Faculdade de Ciências e investigador do IA, ​​​​​​​Ismael Tereno, docente da Faculdade de Ciências e investigador do IALuís Serina, Agência Espacial Portuguesa e José Pedro Mimoso, docente da Faculdade de Ciências, com a moderação de Marta Daniela Santos (Gabinete de Comunicação da Faculdade de Ciências).

Foi também transmitido um breve documentário produzido pelo IA, sobre os contributos que serão trazidos pelo telescópio Euclid.

Fonte: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa