Investigação e Desenvolvimento

Universidade de Lisboa na 2ª Conferência Internacional dos Oceanos das Nações Unidas

Investigadores e docentes da Universidade de Lisboa participaram em vários dos eventos sobre oceanos, inovação, novos desafios e oportunidades que decorreram no âmbito da 2ª Conferência Internacional dos Oceanos promovida pela ONU, entre os dias 27 junho e 1 julho 2022 no Altice Arena e noutros locais da cidade.

A 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas juntou mais de 6000 participantes de 150 países, incluindo 24 chefes de Estados e 2000 representantes não-governamentais de empresas, fundações, universidades, fundos de investimento e ONGs. Os Estados representados acordaram em intensificar acções inovadoras baseadas em ciência e tecnologia para enfrentar os actuais desafios ligados aos oceanos.

Nesta ocasião foi apresentado pelo Professor Luís Tinoca, o projeto ULISSES, realizado no âmbito da Aliança de Universidades Europeias, UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), um programa internacional de verão, que visa encontrar soluções que contribuam para o desafio atual da sustentabilidade dos Oceanos.

O centro de investigação MARE  – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente,também marcou presença, sendo dotado de competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.

O Instituto Superior Técnico marcou presença na conferência com uma delegação que incluiu investigadores e docentes focados em questões ligadas aos oceanos e à inovação, tendo assim oportunidade de identificar novos desafios e oportunidades nesta área.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa participou também no side event da UN Ocean Conference “Blue economy and decarbonization to meet the climate crisis: An International Agenda” e no evento “Women 4OUR OCEAN” dedicado ao tema da “Contribuição das mulheres pela proteção do oceano e na economia azul”.