Outros

A Universidade de Lisboa no Consórcio para Implementação de um Polo de Empresas e Shared Ocean Lab em Lisboa

A Universidade de Lisboa assinou o Acordo de Consórcio com a Câmara Municipal de Lisboa , D oca Pesca – Portos e Lotas S.A. , o Forúm Oceano – Associação da Economia do Mar e o IPMA – Instituto Português do mar e da Atmosfera, I. P. com vista à construção de um Hub Azul de âmbito nacional, um ecossistema de infraestruturas em rede e competências para a economia azul.

Este Consórcio prevê o desenvolvimento e execução do Projeto Polo de Empresas e Shared Ocean Lab na Doca de Pedrouços em Lisboa, dotando a Cidade de um polo de suporte à inovação e ao desenvolvimento de novas soluções e negócios, nas áreas da bioeconomia azul e outras áreas emergentes da economia do mar descarbonizante em Portugal e na Europa, nomeadamente as relacionadas com a capacidade de monitorização oceânica com recurso a novos instrumentos de sensorização e a robotização e automatização de processos.

O projeto tem como objetivo estratégico criar as condições de consolidação de um Polo Azul de inovação, tecnológico e empresarial, capaz de gerar e consolidar um ecossistema de excelência, alocando-lhe diversas valências que, associadas entre si, assegurem e desenvolvam sinergias, não apenas com o conjunto de investimentos previstos em polos nacionais de infraestruturas costeiras com acesso à água (novas e existentes), laboratórios e zonas de teste, locais para prototipagem, scale-up pré e industrial e espaço de incubação e alavancagem de empresas criando uma plataforma física e virtual, mas também constituindo ele próprio um espaço de diálogo e cooperação entre as Universidades e Centros de Investigação, as Empresas e os Empreendedores. Esta colaboração permitirá fomentar a interligação entre a formação de recursos humanos altamente qualificados para as atividades do mar, com as necessidades do mercado da economia do mar e as tendências para novos modelos económicos mais digitalizados e amigos do planeta.

Este projeto constitui um ponto central na concretização da estratégia do Município de Lisboa para o desenvolvimento da economia do mar e a afirmação da cidade de Lisboa como uma capital europeia atlântica, capaz de cimentar e potenciar uma economia azul sustentável e circular, e contribuir para fortalecer e exponenciar a projeção internacional das políticas públicas do mar do concelho e região de Lisboa e de Portugal.

Imagem: Câmara Municipal de Lisboa