Investigação e Desenvolvimento

Universidade de Lisboa tem 4 investigadores no top dos artigos mais citados no mundo.

A Universidade de Lisboa tem quatro cientistas na lista Highly Cited Researchers 2018 . Esta lista inclui os autores dos artigos científicos mais influentes no mundo, incluindo apenas 1% dos mais citados, por área científica.

Highly Cited Researchers 2018

Os investigadores e docentes referenciados na ULisboa são provenientes das áreas de Engenharia do Instituto Superior Técnico (IST), das Ciências Agrárias do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Ciência Animal e Vegetal da Faculdade de Ciências (FC). Este é um indicador de grande relevância, que contribui para o reconhecimento internacional da produção científica nacional.

A lista dos cientistas altamente citados é publicada anualmente pela Clarivate Analytics, e considera os artigos indexados na Web of Science entre 2006 e 2016. Foram identificados 4.058 cientistas a nível mundial com impacto significativo em 21 áreas científicas e ainda nomeados adicionalmente, 2.020 cientistas influentes em diversas áreas.

Portugal tem 14 cientistas na lista de 2018, mais oito que em 2017, sendo quatro da Universidade de Lisboa, quatro da Universidade do Minho, quatro do Instituto Politécnico de Bragança, um da Universidade Nova de Lisboa e um da Universidade de Évora.