Verão na ULisboa: “É uma referência na vida da Universidade”

Decorreu entre 3 e 14 de julho de 2023 o Verão na ULisboa , que visa proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer o ritmo e o espírito da vida académica. Esta iniciativa, que ocorre todos os anos, destina-se a todos os que se encontram a frequentar o ensino básico e secundário, do 8.º ao 12.º ano, ou que concluíram o 12.º ano.

Verão na ULisboa: “É uma referência na vida da Universidade”

Na edição deste ano, a iniciativa recebeu cerca de 1000 alunos. Divididos em duas semanas, estes tiveram a oportunidade de frequentar uma das Escolas da Universidade de Lisboa e experimentar várias atividades de caráter científico, lúdico e desportivo. Os planos de atividades procuraram mostrar os conhecimentos básicos, os métodos de trabalho e as tarefas práticas associadas aos cursos lecionados na ULisboa.

Matilde Ferreira, do Agrupamento de Escolas António Sérgio de Agualva-Cacém, afirma que participar nesta iniciativa “é incrível, porque é uma forma diferente de aprender as coisas e obter novos conhecimentos. Ao mesmo tempo pensamos no nosso futuro e percebemos se é isto que queremos seguir.”

Guilherme Oliveira, monitor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), afirma que o projeto é muito bom, “para que [os participantes] aprendam, desde cedo, como funciona uma Faculdade, experimentem coisas novas e, principalmente, se divirtam”. E esclarece: “Porque é Verão, estão de férias e é importante que passem bons momentos, conheçam pessoas diferentes e experimentem novas realidades. Acima de tudo, queremos que se divirtam.”

Para Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, “o balanço não podia ser mais positivo. Recebemos jovens dos vários pontos do país. Este ano, o programa ultrapassou fronteiras e nele participaram alunos oriundos da Bélgica e dos Estados Unidos da América. Procuramos contribuir para a formação destes alunos, num ambiente de cultura e ciência, proporcionando-lhes a possibilidade de uma escolha mais consciente e segura da carreira universitária a seguir. Cada vez mais “O Verão na ULisboa” é uma referência na vida da Universidade, o que nos deixa muito orgulhosos”.

O Verão na ULisboa envolve atividades lúdicas e pedagógicas, destinadas aos alunos do ensino básico e secundário, planeadas com o objetivo de dar a conhecer as áreas do saber da Universidade de Lisboa.

O programa permite ainda o desenvolvimento de competências a cerca de 100 estudantes da Universidade, que participam enquanto monitores e que têm, entre outras, a responsabilidade de acompanhar os jovens ao longo das duas semanas.