Annemarie Jordan
Annemarie Jordan, investigadora sénior e curadora associada ao Centro de Humanidades (CHAM) em Lisboa e em Zurique, Suíça, desde 2010, doutorou-se em 1994 pela Brown University (Providence, R.I.), com uma dissertação sobre a corte, a casa e a colecção de Catarina de Áustria, princesa dos Habsburgos e rainha de Portugal (1507-1578).
As áreas de especialização de Jordan incluem Kunstkammers e menageries nas cortes renascentistas da Áustria, Países Baixos, Espanha e Portugal. Nos últimos anos, a sua investigação tem-se centrado na cultura da corte, no mecenato e nas colecções das mulheres Habsburgas, especializando-se ainda nas transferências globais, culturais e artísticas entre África, Ásia, Brasil e as cortes Habsburgas do Renascimento.
É autora de numerosas publicações (artigos, ensaios em catálogos de exposições e contribuições em livros), incluindo Retrato de Corte em Portugal. O legado de António Moro (1552-1572) (Lisboa, 1994), The Story of Süleyman. Celebrity Elephants and other Exotica in Renaissance Portugal (Zurique-Filadélfia, 2010), e uma biografia da rainha Catarina de Áustria: Catarina de Áustria. A rainha colecionadora, (Lisboa, 2017). Com Kate Lowe, Jordan co-editou o livro premiado, The Global City. On the streets of Renaissance Lisbon (Paul Holberton Publishing, Londres, 2015), que recebeu o prémio "Almirante Teixeira da Mota" da Academia de Marinha de Lisboa em 2016.
Curadora convidada da exposição internacional: Ivories of Ceylon. Luxury Goods of the Renaissance em 2010 no Museu Rietberg em Zurique, da exposição Echt Tierisch! Die menagerie des Fürsten, Schloss Ambras, Kunsthistorisches Museum, Innsbruck, em 2015, e co-curadora, com Kate Lowe, da exposição internacional: Cidade Global / Lisboa no Renascimento / The Global City. Lisboa no Renascimento, que esteve patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Foi também curadora convidada, em 2018, com Dagmar Eichberger, da exposição no Schloss Ambras em Innsbruck: Women. A Arte do Poder. Três mulheres da Casa de Habsburgo.
De 2008 a 2013, como coordenadora principal, Jordan liderou o projecto de investigação em colaboração: Hans Khevenhüller, Diplomata e Agente Artístico na Corte de Filipe II de Espanha, financiado pela Fundação Getty em Los Angeles. Um volume editado sobre este embaixador como agente de arte, intermediário e negociante, com um prefácio de Thomas DaCosta Kaufmann e ensaios de Adriana Concin, Martin Malcolm Elbl, Jorge Fernández-Santos Ortiz-Iribas, Sheila ffolliott e Shepard Krech III, está previsto para 2023 com a Paul Holberton Publishing em Londres.
La Peregrina. Uma Pérola Extraordinária do Renascimento. Um volume editado por Annemarie Jordan, com contribuições de Diana Scarisbrick e Hugo Miguel Crespo, que traça a história documental e visual completa da pérola Peregrina e de outras pérolas renascentistas pertencentes aos tesouros da coroa real portuguesa e espanhola desde 1500 até ao presente. Esperado para 2023 com Paul Holberton Publishing em Londres.
Jordan é co-editora, com o falecido John Bury, e Fernando António Baptista Pereira de On Portraiture (Do tirar pelo natural), a primeira tradução inglesa publicada do tratado de Francisco de Holanda de 1549 dedicado ao retrato, cujo volume inclui novas investigações e descobertas de arquivos sobre os pintores portugueses António de Holanda, Manuel Denis e a Rainha Catarina de Áustria e o seu patrocínio a Francisco - previsto para 2024 com Paul Holberton em Londres.
Jordan foi condecorada em 2011 pelo governo português com a Ordem do Infante D. Henrique (Comendadora) por ter sido curadora convidada da exposição internacional de 2010 em Zurique: Marfins do Ceilão. Artigos de luxo da Renascença no Museu Rietberg. É autora do catálogo académico da exposição: Elfenbeine aus Ceylon: Luxusgüter für Katharina von Habsburg (1507-1578).