Carlos Sousa Oliveira
O Professor Carlos Sousa Oliveira é Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Master of Science (MSc) e Doutor (PhD) pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Desenvolveu carreira de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) desde 1973 até 1993, onde obteve os graus de Especialista e Investigador-Coordenador na área da Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica. Fez Provas de Agregação no IST em 1992 e foi Professor Catedrático do IST desde 1993. Desde 2016 é Professor Catedrático Jubilado do IST.
Fez parte da direção de organismos internacionais e nacionais nas áreas da Sismologia e Engenharia Sísmica, tendo sido o promotor, pioneiro, de muitas ações interdisciplinares envolvendo essas áreas do saber.
Teve uma relevante carreira universitária e em organismos científicos, deixando a sua marca na investigação e ensino na Engenharia Sísmica, não só em Portugal, mas especialmente a nível europeu e mundial.
Mantém uma forte e permanente ligação ao Instituto Superior Técnico, nomeadamente através do envolvimento intenso em atividades de investigação e como Vice-Presidente da FUNDEC. O seu campo de interesse técnico-científico é a Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica, tendo feito contribuições importantes para a mitigação do risco sísmico no Continente e Açores. É autor ou coautor de inúmeros artigos publicados em revistas de grande prestígio internacional e nacional, e em conferências nacionais e internacionais, muitos deles largamente citados nas instâncias internacionais da especialidade. Editou em colaboração com colegas 6 livros (dois internacionais e 4 nacionais), o último dos quais já em 2009. Tem sido revisor ("referee") de um número muito elevado de artigos submetidos a revistas Internacionais do maior prestígio. Tem participado em vários Projetos de investigação, nacionais e internacionais, alguns como coordenador geral ou da parte portuguesa. Ter realizado inúmeras Conferências em Portugal e no estrangeiro a convite de variadas Instituições científicas e técnicas.
Faz parte do corpo redatorial de várias Revistas internacionais de grande expressão no domínio da Dinâmica e Engenharia Sísmica e foi Editor de três Edições Especiais (Special Issues), duas do Bulietin of Earthquake Engineering, uma publicada em 2010 e a outra em 2012, e uma da Revista Natural Hazards em 2013. Desde janeiro 2015 é Associated Editor do Bulietin of Earthquake Engineering. Tem colaborado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) na Avaliação de "Candidaturas a Bolsas de Investigação", e na "Avaliação de Projetos financiados pela FCT". Fez parte de alguns Júris de apreciação de trabalhos submetidos a prêmios, nomeadamente Prêmio Ferry Borges e Prêmio Inovação Jovem Engenheiro. É consultor de algumas instituições em Portugal, no campo da sismologia e engenharia estrutural e da proteção civil, e tem participado em vários programas e projetos comunitários.
Desde 2017 participa:
Na Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes - PNRRC (Working Group 1 -Segurança de Estruturas de Ensino, Working Group 2 - Peritos em avaliação de danos estruturais póssismo e Working Group 4 - Resiliência de Infraestruturas Críticas do Setor Privado e Empresarial do Estado) (Organizado no âmbito da ANEPC- Sendai 2015-2030)
Na criação do ReSist - Programa municipal da Câmara Municipal de Lisboa de promoção da resiliência sísmica do parque edificado, privado e municipal e infraestruturas urbanas municipais. (2021-2024).
Nos últimos anos tem sido responsável pelas aulas de "Risco Sísmico" do Curricuium do 29 Ano do Curso de Proteção Civil do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC).
É membro da Ordem dos Engenheiros, da Academia de Engenharia e da Academia das Ciências.
Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) de 1996 a 2013 e Presidente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECivil/IST) no biênio 2005-06, quando se procedeu à implementação do Processo Bolonha. Enquanto Membro da Comunidade Científica do IST, foi ainda Coordenador da Secção de Mecânica Aplicada (1994-1996), Presidente da Direção do ICIST, Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção do IST, no biênio 2001-2002 e Presidente do Conselho de Administração da FUNDEC (Fundação para a Formação Contínua em Engenharia Civil, 2000-2002). Desde 2017 serve como Vice-Presidente da FUNDEC (Associação para a Formação Contínua em Engenharia Civil), estando agora no 2® Mandato.
Fez parte da Comissão que lançou no IST o Programa Doutorai "InfraRISK" em 2013, tendo sido Presidente do "Board of Studies" atê à Jubilação. Desde então ê Consultor do "Board of Studies".
Fez parte do Executive Committee of "European Association for Earthquake Engineering" no período 2003-2018 e foi Vice-Presidente da "International Association for Earthquake Engineering" no período 2008-2012.
Foi Presidente da Comissão Organizadora da IS^ Conferência Mundial de Engenharia Sísmica que teve lugar em Lisboa em Setembro de 2012, e que trouxe a Portugal para cima de 2300 participantes e deu origem a mais de 3700 artigos escritos.
Em Outubro de 2014 a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica criou o Prêmio "Carlos Sousa Oliveira" para premiar os melhores trabalhos de Engenharia Sísmica. Em 2020 foi-lhe atribuído o Prêmio "Nicholas N. Ambraseys" pela "Associação Européia de Engenharia Sísmica" entregue em 2021, como reconhecimento pela sua contribuição para o desenvolvimento desta Área do saber.