Gregory Gregoriadis
Gregory Gregoriadis é Professor Emérito da School of Pharmacy, University of London, UK.
Nasceu em Atenas, é graduado em Química pela Universidade de Atenas, (1957), Mestre em Bioquímica (1966) e Doutor (PhD) em Bioquímica (1968) pela McGill University, Montreal, Canadá e Doctor of Science (DSc) pela University of London, UK (2001).
Trabalhou em instituições pretigiadas como o Albert Einstein College of Medicine, Nova Iorque, EUA, o Royal Free Hospital School of Medicine, o Medical Research Council e a School of Pharmacy, University of London, UK, responsável pelo Centre for Drug Delivery Research.
O Professor Gregoriadis é um cientista de valor proeminente, mundialmente reconhecido, a quem se devem a visão estratégica inovadora, os estudos pioneiros e a identificação de etapas fundamentais para utilização das primeiras nanopartículas lipídicas (lipossomas) como sistemas de libertação controlada de fármacos e adjuvantes imunológicos. Iniciando uma nova Área de Investigação em Tecnologia Farmacêutica, os seus trabalhos contribuiram decisivamente para a criação do primeiro nanomedicamento baseado na tecnologia de lipossomas e posteriormente aplicados em sistemas de micro e nanopartículas e, recentemente, na formulação das vacinas contra a COVID-19.
A sua produção científica deu origem a mais de 350 artigos em revistas científicas, 250 lições, 41 livros e várias patentes, base da plataforma tecnológica da empresa Lipoxen Technologies Ltd que fundou e da qual foi diretor científico. Organizou 32 escolas de verão, foi supervisor de mais de 100 estudantes de vários graus de ensino. É detentor de vários Prémios e Distinções e recipiente de financiamento estatal e de inúmeras bolsas de investigação.