Luis Portela
Nascido em 1951 no Porto, é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Exerceu atividade clínica e docente universitária apenas nos primeiros anos da sua carreira, optando depois por se dedicar à empresa de sua família - Bial -, de que foi CEO (1979 - 2011) e chairman (2011 - 2021). Em 2021 retirou-se da vida profissional, para se dedicar à Fundação Bial, a que preside, à leitura, à escrita e à família.
Foi também presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da Direção da Cotec.
Sob a sua presidência, Bial tornou-se a primeira empresa farmacêutica internacional de inovação de origem portuguesa, operando atualmente em 60 países. No Grupo Bial criou e desenvolveu um Centro de Investigação, especializado na investigação de novos fármacos, onde foram criados os dois primeiros medicamentos de investigação portuguesa a serem lançados no mercado global: um antiepilético em 2009 e um antiparkinsoniano em 2016.
Em 1994 criou, conjuntamente com Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial, tendo como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano, tanto sob os aspetos físicos como sob o ponto de vista espiritual. A Fundação teve desde então mais de 1.600 bolseiros em investigação científica em Neurociências e em Parapsicologia, de 29 países. Também atribui três prémios - o Prémio Bial de Medicina Clínica, o Bial Award in Biomedicine e o Prémio Maria de Sousa, este último em parceria com a Ordem dos Médicos.
Publicou dez livros, sendo os mais recentes “Ser Espiritual - Da Evidência à Ciência”, em 30ª edição, “Da Ciência ao Amor”, em 13ª edição, e “The Science of Spirit”, publicado este ano nos EUA pela Toplight/McFarland.
Entre outras distinções, é Comendador da Ordem do Mérito e Grã-Cruz das Ordens do Mérito e da Instrução Pública; Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina de Cádis, da Universidade do Porto e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; e Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos EUA.