Engenharia de Petróleos
A exploração e produção de petróleo e gás têm vivido profundas transformações estruturais devidas à crescente procura destes produtos, às alterações nos padrões de consumo e às características dos campos de petróleo de gás. As novas descobertas de reservatórios naturais são cada vez mais complexas, geológica e tecnologicamente, e de mais difícil acesso e apropriação. Esta realidade induziu uma crescente procura de soluções tecnológicas inovadoras e de técnicos qualificados.
Três das dez mais importantes descobertas recentes, foram feitas em três países lusófonos – Brasil, Moçambique e Angola. Portugal tem uma oportunidade única para liderar a formação avançada nos petróleos e áreas afins. O IST possui competências em várias áreas relacionadas com a indústria do Petróleo e Gás, cobrindo toda a cadeira produtiva.
O Doutoramento em Engenharia de Petróleos capitaliza toda a estrutura transversal de I&D do Técnico ligada, directa ou indirectamente aos petróleos.
Os doutores em Engenharia de Petróleos deverão adquirir conhecimentos e capacidades avançadas de Engª de Petróleos, particularmente nas áreas de maior relevância, as quais podem ser sumariadas nas três grandes áreas: Prospecção e Reservatórios, Produção, e Sistemas de Apoio à Produção.
Dado que se trata de um novo ciclo de estudos, não há ainda dados estatísticos referentes à avaliação da empregabilidade dos respectivos graduados.
No entanto, o mercado dos petróleos em geral é caracterizado por uma grande oferta de emprego, particularmente na área técnica ligada à engenharia de petróleos. Para além disso, a indústria petrolífera por força dos grandes desafios tecnológicos, que se colocam face às mais recentes e complexas descobertas, tem uma cultura de procura de doutorados para os seus quadros.
Após as excepcionais descobertas, o crescimento previsível da produção de petróleo e gás nos países lusófonos em particular Angola, Brasil e Moçambique induz índices consideráveis de crescimento da empregabilidade de doutorados. Assim, é de prever que a empregabilidade seja seguramente um dos pontos fortes deste doutoramento.
À parte a flutuação normal dos mercados deste tipo, não se prevê a médio prazo a inversão desta tendência de oferta.
Acesso e ingresso
a) Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, e os titulares do grau de licenciado correspondente a uma licenciatura de 5 anos;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Conselho Científico do IST como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico do IST como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.