História Económica e Social
O Programa de Doutoramento em História Económica e Social visa ensinar e produzir investigação original no campo da economia e da história social. O diploma visa formar especialistas que tenham uma elevada capacidade de interpretação e resposta às transformações económicas e sociais ao longo do tempo e na interação entre a cronologia, aspetos geográficos e sociais destas transformações.
O doutoramento em História Económica e Social destina-se aqueles que pretendem uma educação avançada e que desejam realizar investigação com o objetivo de trabalhar no sector público, privado ou no sector da economia social, tanto na área do desenvolvimento nacional, como internacional. Tais posições incluem ensino e investigação, liderança e gestão de organizações nacionais e internacionais, consultoria, formação, estudo e projetos de investigação, jornalismo, planeamento, desenvolvimento de projetos, conceção e avaliação de políticas públicas e de projetos e políticas sociais.
Acesso e ingresso
Poderão ser admitidos no programa de doutoramento em História Económica e Social mestres nos domínios científicos das ciências económicas (economia, gestão, finanças) e das ciências históricas e ainda outros candidatos que demonstrem capacidade para o acompanhamento do programa. Podem também candidatar-se titulares de uma licenciatura nessas áreas científicas, com classificação mínima
de 16 valores, ou excecionalmente com classificação inferior, desde que o respetivo currículo revele adequada preparação científica, ou experiência profissional relevante.
A seleção dos candidatos é feita pela Comissão Científica do programa de doutoramento, com base nos seguintes critérios:
- Mestrado e respetiva classificação final;
- Licenciatura e respetiva classificação final;
- Currículo científico e profissional relevante;
- Proposta de investigação