Engenharia Biomédica
Este CE tem dois grandes objectivos:
• Dar aos alunos uma formação sólida em Matemática e ciências fundamentais, designadamente em Física, Química, Biologia e Medicina, que são os pilares principais do curso. Esta formação científica de espectro largo é essencial pela natureza interdisciplinar do curso, pela versatilidade dos seus alunos e pelas características do
mercado de trabalho.
• Fornecer formação básica e uma abordagem inicial aos principais temas que serão nucleares no 2º CE. Assim, foram incluídas 6 UCs obrigatórias (designadas pre-perfil) que abordam os fundamentos em alguns desses temas, tais como computação, biomecânica, biossinais, engenharia de tecidos e engenharia/gestão? clínica.
O plano curricular contempla ainda um conjunto de UC de escolha restrita, que dão aos alunos liberdade (e responsabilidade) para aprofundarem temas do seu interesse, designadamente nas áreas de especialização que pretendem frequentar no 2º ciclo de estudos.
Este ciclo de estudos (CE) em Engenharia Biomédica, proposto em estreita colaboração com a FMUL, pretende promover a ligação entre a Engenharia e a Medicina e fornecer aos alunos uma formação rigorosa em Matemática, Física, Química, Computação e Biologia, e simultaneamente em Ciências da Medicina e Engenharia. Neste contexto da Engenharia aplicada às Ciências da Vida e da Saúde, será dado especial ênfase aos métodos tecnologicamente avançados de diagnóstico e terapêutica, à regeneração de tecidos, à instrumentação e dispositivos biomédicos e à biomecânica.
Ainda que este CE permita por si só formar profissionais com valências apelativas ao mercado de trabalho, em ambiente empresarial, industrial ou hospitalar, o seu objectivo principal é o de dar aos alunos uma formação sólida para avançarem de forma convicta e segura para o 2º ciclo que lhes permita uma realização profissional plena, seja em termos empresariais ou de investigação na área da Engenharia Biomédica.
Concurso nacional de acesso
07 Física e Química + 19 Matemática A
Novo Ciclo de Estudos que substitui o Mestrado Integrado com a mesma designação.