Estudos Asiáticos
A licenciatura em Estudos Asiáticos funciona na FLUL pelo 3.º ano consecutivo, tendo sempre preenchido todas as vagas disponíveis com classificações de entrada muito superiores à média dos cursos ministrados nesta UO. Originalmente pretendeu-se preencher uma lacuna na formação graduada, preparando os estudantes para o contacto com as recém-criadas oportunidades no mundo asiático. Por isso se insistiu numa formação que tivesse tanto em conta a preparação linguística como as noções de História, Geografia, Antropologia das Religiões e Política contemporânea. Não se pretende agora alterar nenhum destes objectivos, mas aprofundá-los através do Consórcio estabelecido entre a UL e a UCP, a que se juntam duas instituições, o Inst Confúcio, sedeado na RUL, e o Centro Cultural e Científico de Macau, do Ministério da Educação, Ensino Superior e Cultura. Alcança-se assim a necessária massa crítica para produzir um programa de excelência nesta área, que terá a necessária continuidade na formação pós-graduada.
Os licenciados em Estudos Asiáticos desenvolvem actividades no campo da tradução e interpretação de línguas asiáticas, ou no turismo, sobretudo cultural, entre outras.
Muitos dos licenciados em Estudos Asiáticos continuam a estudar. O mestrado em Estudos Asiáticos na FLUL permite dar continuidade à formação iniciada nesta licenciatura, que também dá acesso a outros cursos de Mestrado e Doutoramento na área das Humanidades e Ciências Sociais.
Concurso nacional de acesso
Um dos seguintes conjuntos: 06 Filosofia + 18 Português ou 09 Geografia + 18 Português ou 11 História + 18 Português