História da Arte
A História da Arte assume um papel essencial no estudo do património cultural da Humanidade, contribuindo para a compreensão da criação artística do passado e do presente. O curso tem por objetivo formar estudantes cientificamente aptos a assumir tarefas relacionadas com o estudo e a valorização do património artístico. Pretende-se que os licenciados dominem e interpretem criticamente as principais metodologias, problemáticas e conceitos da investigação histórico-artística, desde a arte pré-histórica à arte contemporânea. Pretende-se que os licenciados estejam aptos a transmitir informação, resolver problemas e sustentar argumentos neste domínio científico de forma autónoma. Pretende-se que os licenciados dominem as metodologias, práticas e conceitos fundamentais associados a uma gestão ética e socialmente empenhada do património artístico. Pretende-se ainda que os licenciados adquiram capacidades de aprendizagem que lhes permitam prosseguir os seus estudos com elevada autonomia.
A licenciatura em História da Arte oferece uma formação variada que responde de modo muito flexível a um mercado de trabalho em rápida mudança. Os licenciados em História da Arte podem trabalhar em actividades tão diversas como a gestão do património artístico, o inventário e a salvaguarda do património, na gestão de colecções, em mercados de arte, no turismo cultural, na produção de conteúdos culturais, na investigação ou no ensino.
Muitos dos licenciados em História da Arte continuam a estudar, ingressando em cursos de mestrado e doutoramento, em Artes e Humanidades, como o Mestrado em História da Arte e Património, oferecido pela Faculdade de Letras.
Concurso nacional de acesso
Duas das seguintes provas: 06 Filosofia ou 12 História da Cultura e Artes ou 11 História ou 18 Português