Biologia da Conservação
O Desenvolvimento Sustentável está dependente de uma boa gestão dos recursos vivos, só possível com o apoio de técnicos e cientistas bem formados. Este Mestrado pretende preparar profissionais com uma sólida formação em Biologia da Conservação e Ecologia. Contribuirá assim para dotar o país de quadros capazes de ampliar os conhecimentos sobre a constituição e funcionamento dos nossos ecossistemas, de disponibilizar a informação necessária para o aumento da produtividade e sustentabilidade da sua exploração e de compatibilizar as atividades económicas com a preservação ambiental.
O Mestrado destina-se a licenciados em áreas biológicas e afins que procurem um complemento de formação que permita entrar no mercado de trabalho como técnico bem treinado e atualizado. Destina-se também a quem pretenda beneficiar de um curso de aprofundamento de conhecimentos, que estabeleça uma ponte entre a Licenciatura e um programa de Doutoramento em Ecologia ou noutras áreas centrais da Biologia da Conservação.
O curso pretende não só dotar os alunos de conhecimentos científicos e técnicos avançados mas também de experiência de trabalho laboratorial, analítico e de campo. É focado nas áreas nucleares da Biologia da Conservação, especialmente em Ecologia. Pretende-se que os alunos terminem com um sólido conhecimento dos princípios ecológicos, da fauna e dos ecossistemas do nosso território, das metodologias utilizadas para os estudar, de princípios e técnicas de conservação da Biodiversidade, e ainda de técnicas de gestão e ordenamento de espécies e ecossistemas explorados pelo Homem.
Empresas de estudos de impacto e gestão de recursos naturais | Organizações não-governamentais | Instituições de ensino superior e de investigação | Instituições públicas.
Acesso e ingresso
Titularidade de licenciatura na área científica da Biologia e afins.