Ciências da Documentação e Informação
O Mestrado em Ciências da Documentação e Informação é um curso de 2.º ciclo que, na sequência do antigo Curso de Especialização em Ciências Documentais, tem por objectivo proporcionar formação especializada nas áreas de Biblioteconomia e de Arquivística. O leque de unidades curriculares abarca os elementos cruciais de uma formação julgada adequada, cobrindo as áreas de Ciências e Técnicas da Documentação e Informação, a da Tecnologia, com especial referência a sistemas de gestão informáticos, e a da Gestão de Serviços e Sistemas de Documentação e Informação. Outras matérias proporcionarão complementos de formação essenciais, desde conhecimentos de paleografia e diplomática, do objecto manuscrito e da história do impresso, até noções de conteúdos jurídicos e conservação e restauro de documentos.
O Mestrado em Ciências da Documentação e Informação oferece formação avançada para gestores e cientistas da informação, que visem desempenhar cargos de liderança e funções no âmbito da Gestão da Informação e em equipas e projectos de investigação. Com uma forte ligação ao mercado de trabalho, destaca-se pelo elevado nível de empregabilidade (c. 99%) e pela oportunidade de frequência de estágio em entidades de acolhimento seleccionadas (Administração Pública, sector empresarial e associativo). Desenvolve ainda competências de investigação, que podem ser desenvolvidas num doutoramento em Ciências da Informação.
Acesso e ingresso
Poderá candidatar-se a este programa de estudos quem possuir uma licenciatura de 180 ECTS. Em conformidade com o disposto na alínea d do artigo 17º do DL 74/2006, poderão candidatar-se também os: "d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos".