Engenharia e Gestão Industrial -Taguspark
Os objetivos educacionais e de formação científico-tecnológica conducentes ao grau de mestre em engenharia e gestão industrial são os seguintes:
• Desenvolver competências para aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos de forma a resolver problemas e a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido integrando conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, e lidando com questões complexas, desenvolver soluções no âmbito da conceção de sistemas produtivos (produtos e serviços), e estruturas organizacionais, sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais;
• Desenvolver competências para mudar os princípios, os métodos, técnicas de execução e formas de organização;
• Desenvolver competências para uma intervenção profissional numa gama alargada de organizações industriais, serviços e investigação;
• Desenvolver competências para incorporar as mais recentes inovações tecnológicas na intervenção profissional;
• Desenvolver competências de empreendedorismo que permitam criar empresas de base tecnológica.
Os Engenheiros de Gestão Industrial do Técnico estão habilitados a desempenhar cargos estratégicos em Pequenas e Médias Empresas (PME) industriais, em grandes grupos económicos e holdings, bem como em empresas financeiras, podendo vir a realizar atividades como:
• Avaliações de projetos industriais;
• Gestão e otimização de operações e cadeias de abastecimento;
• Investigação operacional;
• Auditorias económicas e financeiras;
• Avaliações de impacto e de inovação tecnológica;
• Desenvolvimento de estratégias de investigação e desenvolvimento;
• Consultoria e funções de liderança, chefia e gestão;
• Formação profissional e ensino.
Acesso e ingresso
Tenham terminado no IST uma Licenciatura de 1º ciclo, ou o 1º ciclo de um Mestrado Integrado, sem coerência científica com o curso de 2º ciclo a que se candidatam;
Sejam titulares de uma formação de 1º ciclo na área de Ciências e Tecnologia (excetua-se o caso do 2º ciclo em Arquitectura que pressupõe uma formação de 1º ciclo em Arquitectura);
Sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do Mestrado a que se candidatam.