Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Desenvolver o conjunto das decisões do planeamento de forma justificada e coerente, refletindo as orientações do programa oficial e os dados da avaliação
Justificar a coerência entre os processos de avaliação, explicitando a pertinência dos respetivos instrumentos
Selecionar e estruturar as atividades de aprendizagem de forma didaticamente correta, ajustada aos objetivos pedagógicos, à realidade do grupo-turma e aos recursos
Planear em grupo, cooperando com os colegas de Educação Física, do Conselho de Turma e de outros órgãos da escola no planeamento da Atividade Educativa
Realizar coerentemente as decisões de avaliação prognóstica, formativa e sumativa no respeito pelas orientações programáticas
Utilizar e justificar as estratégias de ensino, as estruturas organizativas e os procedimentos de gestão da aula de forma adequada aos objetivos operacionais e condições de ensino
Utilizar e justificar os procedimentos de informação sobre as atividades da aula de modo a assegurar a sua compreensão pelos alunos, assim como de acompanhamento ativo da atividade de aprendizagem, de prevenção e correção dos comportamentos inapropriados, de promoção de um clima positivo de aprendizagem
Utilizar processos de observação da intervenção pedagógica e realizar a consequente análise do ensino
Implementar a atividade de ensino e treino de Desporto Escolar e outras atividades de complemento curricular garantindo a sua articulação com os objetivos da atividade curricular da EF
Analisar criticamente a organização e cultura da escola e da EF presentes nos respetivos regulamentos
Participar na gestão de projetos de desenvolvimento organizacional
Implementar processos de interação entre os diferentes intervenientes no sistema educativo com recurso às tecnologias da informação e comunicação
Implementar processos de promoção de estilos de vida ativa e saudáveis junto da comunidade educativa
Implementar ações de animação socioeducativa, envolvendo a participação da escola e comunidade próxima
Caracterizar as suas turmas, nas suas particularidades sociais e culturais, psicológicas e de aprendizagem e as suas implicações no âmbito da direção de turma e da atividade letiva
Intervir ativamente nas atividades da direção e conselho de turma
Implementar iniciativas de participação ativa dos encarregados de educação na escola e no processo educativo dos seus educandos
Acesso e ingresso
ii. grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos;
iii. grau académico superior estrangeiro na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela comissão científica do curso;