Passar para o conteúdo principal

Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Faculdade de Motricidade Humana
Jamor
Objetivos

Desenvolver o conjunto das decisões do planeamento de forma justificada e coerente, refletindo as orientações do programa oficial e os dados da avaliação

Justificar a coerência entre os processos de avaliação, explicitando a pertinência dos respetivos instrumentos

Selecionar e estruturar as atividades de aprendizagem de forma didaticamente correta, ajustada aos objetivos pedagógicos, à realidade do grupo-turma e aos recursos

Planear em grupo, cooperando com os colegas de Educação Física, do Conselho de Turma e de outros órgãos da escola no planeamento da Atividade Educativa

Realizar coerentemente as decisões de avaliação prognóstica, formativa e sumativa no respeito pelas orientações programáticas

Utilizar e justificar as estratégias de ensino, as estruturas organizativas e os procedimentos de gestão da aula de forma adequada aos objetivos operacionais e condições de ensino

Utilizar e justificar os procedimentos de informação sobre as atividades da aula de modo a assegurar a sua compreensão pelos alunos, assim como de acompanhamento ativo da atividade de aprendizagem, de prevenção e correção dos comportamentos inapropriados, de promoção de um clima positivo de aprendizagem

Utilizar processos de observação da intervenção pedagógica e realizar a consequente análise do ensino

Implementar a atividade de ensino e treino de Desporto Escolar e outras atividades de complemento curricular garantindo a sua articulação com os objetivos da atividade curricular da EF

Analisar criticamente a organização e cultura da escola e da EF presentes nos respetivos regulamentos

Participar na gestão de projetos de desenvolvimento organizacional

Implementar processos de interação entre os diferentes intervenientes no sistema educativo com recurso às tecnologias da informação e comunicação

Implementar processos de promoção de estilos de vida ativa e saudáveis junto da comunidade educativa

Implementar ações de animação socioeducativa, envolvendo a participação da escola e comunidade próxima

Caracterizar as suas turmas, nas suas particularidades sociais e culturais, psicológicas e de aprendizagem e as suas implicações no âmbito da direção de turma e da atividade letiva

Intervir ativamente nas atividades da direção e conselho de turma

Implementar iniciativas de participação ativa dos encarregados de educação na escola e no processo educativo dos seus educandos

Acesso e ingresso

Critérios de Admissão

ii. grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos;
iii. grau académico superior estrangeiro na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela comissão científica do curso;

Propina 1º ano (indicativo)
1 063,47€
Propinas restantes (indicativo)
1 063,47€

Concurso estudante internacional

Propina 1º ano (indicativo)
1 063,47€
Propinas restantes (indicativo)
1 063,47€
Grau Académico
Mestrado
ECTS
120
Duração em Semestres
4
Regime
Diurno
Idioma
PT

Acreditação

Partilhar