Estudos Brasileiros
O Mestrado em Estudos Brasileiros é um programa transversal conjunto da Faculdade de Letras e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e resulta do reconhecimento de pontos de contacto e de intersecção na investigação conduzida sobre o Brasil em áreas e unidades distintas da Universidade de Lisboa. É um segundo ciclo de estudos interdisciplinar e inovador no contexto nacional, visando uma integração dinâmica entre as humanidades e as ciências sociais, e pensado para alunos que se interessam por todos os aspectos da cultura brasileira, com destaque para quatro áreas fundamentais e para a sua articulação: Antropologia, História, Linguística e Literatura. Permite, ao mesmo tempo, uma especialização transversal no âmbito dos Estudos Brasileiros e uma pré-especialização em cada uma das áreas envolvidas.
Permite, ao mesmo tempo, uma especialização transversal no âmbito dos Estudos Brasileiros e uma pré-especialização em cada uma das áreas envolvidas.
Acesso e ingresso
O Director do curso recebe as candid aturas, verifica a sua conformidade com a lei e analisa o currículo dos candidatos e as respectivas cartas de motivação. Na entrevista (presencial ou skype), avalia as motivações dos candidatos e a adequação do seu perfil à formação pretendida. A lista de candidatos aceites e excluídos é depois analisada pela Comissão Científica do Curso. São critérios específicos de selecção e hierarquização dos candidatos: a classificação da licenciatura ou equivalente legal; o currículo; a carta de motivação; e a entrevista. Em termos de condições específicas de ingresso, não é imposta uma nota mínima de licenciatura nem são formuladas restrições às áreas em que a mesma foi obtida, respeitando a estrutura pluridisciplinar do ciclo de estudos. Deste modo, foi sempre possível acomodar a totalidade dos candidatos avaliados positivamente, pelo que não houve necessidade de apresentar uma seriação dos candidatos por mérito relativo.