Medicina do Sono e Circadiana
Compreensão dos mecanismos: Desenvolver uma compreensão profunda e abrangente dos mecanismos fisiológicos do sono, dos ritmos circadianos e da sua estreita interação, assim como das suas patologias, construindo uma base sólida para a investigação e para a prática clínica.
Competências de diagnóstico: Promover competências para a avaliação das perturbações do sono, incluindo a avaliação clínica e a utilização de tecnologias e metodologias de ponta em medicina do sono.
Estratégias de Tratamento Integrativo: Promover a aquisição de conhecimentos sobre as abordagens integrativas e multidisciplinares para o tratamento das perturbações do sono, incorporando as mais recentes modalidades terapêuticas e tecnologias emergentes.
Colaboração Interdisciplinar: Promover competências na abordagem interdisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas (medicina, psicologia, neurociências, engenharia, etc.) para abordar os complexos desafios da biologia e medicina do sono/circadiana.
Liderança e comunicação em Medicina do Sono e Circadiana: Desenvolver a capacidade de liderança e comunicação, contribuindo para avanços na medicina do sono, iniciativas de saúde pública, desenvolvimento de políticas da saúde e preparando os estudantes para liderar e inovar num cenário em constante evolução como a área da medicina do sono e circadiana.
Especialista em medicina do sono
Investigador clínico e básico em medicina do sono e circadiana
Técnico de sono
Psicólogo de sono
Consultor em saúde ocupacional ou na indústria
Acesso e ingresso
Podem candidatar-se a este CE titulares de licenciaturas/Mestrado Integrado ou equivalente legal em em Medicina, Enfermagem, Fisiologia Clínica, Medicina Dentária, Psicologia, Nutrição, Biologia, Farmácia, Neurociências, Engenharia Biomédica.
Podem ainda candidatar-se a este CE titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas mesmas áreas, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha ou que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico e estatutariamente competente.
Novo Ciclo de Estudos. Conteúdos a disponibilizar em breve