Psicologia Cognitiva e Social
Os principais objetivos deste mestrado são os de dotar os mestrandos de competências necessárias para investigar e intervir nas áreas da Psicologia Cognitiva e Social (PsiCogSoc).
A perspetiva cognitiva sobre o comportamento humano decorre da ideia de que qualquer competência humana só será elucidável quando formos capazes de explicitar os esquemas mentais que sustêm a representação da informação relevante em memória, de como essa representação é implementada, e quais os processos mentais que operam sobre essas representações.
Este mestrado proporciona o conhecimento necessário para a qualificação como psicólogo social de acordo com as especificações da Ordem dos Psicólogos Portugueses. O programa do mestrado prepara os alunos para uma variedade de intervenções nas áreas da investigação fundamental e aplicada, e nas áreas da psicologia do ambiente, psicologia jurídica, comportamento de consumo e economia comportamental.
O mestrado em psicologia cognitiva e social é fundamental para a formação de futuros psicólogos na área de especialização da cognição e cognição social e psicologia social. permitindo aos alunos o acesso á profissão, e a sua possível futura certificação como psicólogos especialista do EuroPsy (padrão europeu de educação e formação profissional em psicologia estabelecido pela Federação Europeia de Associações de Psicólogos).
Para além disso, este mestrado constitui uma oportunidade para melhorar ou desenvolver conhecimentos e competências científicas para a) pessoas com licenciaturas em áreas afins à psicologia e que não pretendam ser psicólogos, como sejam outras ciências sociais (e.g., Economia) e cognitivas; b) pessoas em áreas de atividade profissional onde a psicologia sócio-cognitiva tem um papel predominante (e.g., marketing, ambiente);
Este mestrado tem ainda uma forte relação com a sociedade sobretudo através dos estágios em áreas com psicologia forense, Psicologia do Ambiente, psicologia do consumidor e Economia comportamental.
Substiitui o Mestrado Integrado em Psicologia.