Passar para o conteúdo principal
Outros

ULisboa comemora Dia Internacional dos Migrantes

No dia 18 de dezembro, a Universidade de Lisboa (ULisboa) assinalou o Dia Internacional dos Migrantes com um evento que sublinhou o papel crucial das ciências sociais na análise dos fenómenos migratórios.

Migrações e Transformações

A iniciativa, que se realizou na Reitoria da Universidade de Lisboa, reuniu um painel de especialistas de renome para uma reflexão coletiva e informada sobre este tema central para as sociedades atuais.

A sessão de abertura contou com as intervenções de João Peixoto, Vice-reitor da Universidade de Lisboa, e António Vitorino, Presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, que destacaram as oportunidades e desafios que a mobilidade humana apresenta no mundo atual.

Ao longo da tarde, os intervenientes debateram questões centrais relacionadas com a integração de imigrantes em Portugal, começando com a apresentação de Catarina Reis Oliveira, Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa) e ex-Diretora do Observatório para as Migrações que analisou os indicadores de imigrantes para formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Maria Lucinda Fonseca, especialista do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa moderou a discussão.

Durante o evento, Jorge Malheiros, docente do IGOT moderou uma mesa-redonda sobre os Desafios e Respostas da integração de imigrantes em Portugal que contou com a presença de Cyntia de Paula, Presidente da Casa do Brasil de Lisboa, Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, Eduardo Quinta Nova, Vereador da Câmara Municipal de Sintra, Sónia Pereira, do IGOT e ex-Alta-comissária para as Migrações, Pedro Góis, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Diretor Científico do Observatório das Migrações, Duval Fernandes, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Brasil e Maria Lucinda Fonseca, IGOT.

A sessão de encerramento contou com a intervenção de Vasco Malta, Chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Portugal, que realçou a necessidade de cooperação internacional para enfrentar os desafios da mobilidade humana.

A Universidade de Lisboa reafirmou o seu compromisso em contribuir para o debate e criação de soluções que promovam uma inclusão justa dos migrantes.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

ULisboa entrega donativo à Ajuda de Berço
Professor do Instituto Superior Técnico da ULisboa reconduzido na liderança do Comité Técnico e Científico do Euratom