As Vilas do Norte de Portugal
Alberto Sampaio
Apresentação, edição e fixação de texto:
Emília Nóvoa Faria e António Martins
Prefácio:
Hermenegildo Fernandes
Sinopse:
As Vilas do Norte de Portugal é um livro pioneiro sobre o estabelecimento e as origens da propriedade. Trata-se de um estudo histórico e económico que se concentra na região do Minho e vai do período romano à constituição definitiva do Estado português, passando pelas invasões bárbaras e o período neogodo. Apesar da sua aparente circunscrição, é este estudo que vai estabelecer os fundamentos da organização económica do país, que se mantêm até aos nossos dias.
Esta obra de Alberto Sampaio tornou-se um clássico da historiografia portuguesa e, mesmo contando mais de um século de existência, mantém uma vitalidade inegável. Esta deve-se em muito a um dos seus traços mais originais, a opção de Sampaio por contar a história social em vez da tradicional narrativa política.
Esta edição da obra é a primeira que reúne num único volume a obra principal e o seu resumo, intitulado Lavouras e Lavradores (Norte de Portugal), redigido três anos mais tarde. É, também, a primeira edição a fixar o texto definitivo, incluindo-se as anotações manuscritas feitas pelo autor.