Artistas, Património e o Museu
Decorre no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, uma exposição dos artistas José de Guimarães, Julien Creuzet, Kiluanji Kia Henda, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Sergio Verastegui, Susana Gaudêncio e Théo Mercier no âmbito da Temporada Portugal-França 2022 .
No contexto da preocupação com o património extraeuropeu, com a história da museologia e o pensamento colonial e decolonial ligado a ela, esta exposição pretende refletir na forma como o Museu promove hoje a reapropriação do passado e como a arte contemporânea pode oferecer novas soluções expositivas e novas maneiras de interpretar e visualizar esta informação.
Inserida na programação oficial da Temporada França-Portugal 2022, esta iniciativa tem a chancela do CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, a curadoria de Marta Jecu, investigadora auxiliar do CeiED e de Sofia Marçal, Museóloga do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e o apoio na produção e comunicação da Ocupart.
A Temporada Portugal-França 2022 é uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França, que visa aprofundar o relacionamento cultural entre estes dois países.
A inauguração oficial da exposição é no dia 12 fevereiro, das 17h00 às 20h00.
Fonte: Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!
Temas: