Cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Jonathan Seth Dordick

A Cerimónia de atribuição terá lugar no Anfiteatro do Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, no próximo dia 12 de abril de 2024, às 14h30.

Biografia

Jonathan S. Dordick é “Institute Professor” do Departamento de Engenharia Química e Biológica do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), com “joint appointments” nos Departamentos de Engenharia Biomédica e de Ciências Biológicas, “Vice President for Strategic Alliances and Translation” e “Co-Director of the Rensselaer-Mount Sinai Center for Engineering and Precision Medicine” localizado na cidade de Nova York. É graduado em Bioquímica e Química pela Brandeis University e doutorado em Engenharia Bioquímica pelo MIT.

O Professor Dordick tem tido contribuições fundamentais em tecnologia enzimática, engenharia de cultura celular em microescala, descoberta de medicamentos e toxicologia humana, e biofabricação. Foi pioneiro no desenvolvimento de métodos enzimáticos e quimioenzimáticos para síntese de novos materiais, iniciou o novo campo de bioprocessamento molecular, que combina a diversidade molecular biocatalítica e a engenharia de vias metabólicas in vitro para sintetizar compostos biologicamente ativos e contribuiu significativamente para a compreensão fundamental da catálise enzimática em ambientes abióticos críticos para processos químico e farmacêutico. Através da engenharia biomolecular tem abordado a tradução clínica em áreas de doenças infeciosas e neurológicas, terapia anticoagulante e biossensores altamente sensíveis no local de atendimento baseados na tecnologia CRISPR.

Jon Dordick tem vários prémios e homenagens, incluindo a eleição para a Academia Nacional de Engenharia e Academia Nacional de Inventores, Prémio SBE James E. Bailey, Prémio Amgen em Engenharia Bioquímica e Molecular, Prémio AIChE Food, Pharmaceutical and Bioengineering e ACS- Prémio BIOT Marvin J. Johnson, entre outros. É membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Sociedade Americana de Química e do Instituto Americano de Engenharia Médica e Biológica. Foi cofundador de diversas empresas, incluindo EnzyMed, Solidus Biosciences, Inc., Redpin Therapeutics, SynAppBio e Lavaage, Inc. Dr. Dordick publicou mais de 430 artigos e é inventor/co-inventor de mais de 50 patentes e pedidos de patentes.

14h15 – Receção dos convidados e formação do cortejo
14h20 – Cortejo académico
14h30 – Abertura da Sessão pelo Presidente do IST, Professor Rogério Colaço
14h40 – Intervenção do Presidente do Departamento de Bioengenharia do IST, Professor João Pedro Conde
14h45 – Laudatio ao Professor Jonathan Seth Dordick, pelo Professor Joaquim Sampaio Cabral
15h00– Imposição das insígnias de Doutor Honoris Causa pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira
15h15 – Alocução do laureado, Professor Jonathan Seth Dordick, “The growing societal importance and responsibility of Technological Universities.
15h45 – Momento Musical
16h00 – Encerramento da Sessão
16h10 – Porto de Honra

R.S.F.F. até ao dia 5 de abril para rosa.dbe@tecnico.ulisboa.pt
Os Professores que pretendam integrar o cortejo deverão confirmar a sua presença, sendo obrigatório o traje académico com insígnias.

Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico