Cerimónia de entrega do título de Professor Emérito a Joaquim Manuel Sampaio Cabral

A cerimónia de entrega do título de Professor Emérito a Joaquim Manuel Sampaio Cabral decorre no dia 12 de abril de 2024, às 17h, no Anfiteatro do Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico.

Biografia

Joaquim Manuel Sampaio Cabral é Professor Catedrático Distinto e Jubilado do Instituto Superior Técnico (IST) e Professor Emérito da Universidade de Lisboa, Portugal.

Formação e cargos académicos: Joaquim Cabral é Licenciado (1976), Doutorado (1982) e Agregado (1988) em Engenharia Química pelo IST. Foi pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1983-4); e exerceu os seguintes cargos docentes: Professor Auxiliar (1983-6), Associado (1986-91), Catedrático (1992) e primeiro Professor Distinto (2015) do IST. Foi Presidente Fundador (2011) do Departamento de Bioengenharia, Presidente Fundador (2013) do Instituto de Bioengenharia e Biociências do IST e Coordenador Fundador (2021) do Laboratório Associado Instituto de Saúde e Bioeconomia.

Atividade científica: Joaquim Cabral é autor de mais de 600 artigos de investigação originais, artigos de revisão, capítulos de livros e livros em biotecnologia, engenharia de bioprocessos e engenharia de células estaminais com mais de 16 mil citações (índice WoS h 60). Foi Orientador de 45 e co-Orientador de 15 doutoramentos, e Orientador de 31 pós-doutoramentos.

Sociedades Científicas: Joaquim Cabral é Membro da Academia Portuguesa de Engenharia (1999-); Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (2015-); Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia (1981) e Presidente (1987-92); Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (2005), Presidente (2009-10); Membro Fundador da Associação Portuguesa para a Agricultura Celular (2022) e Presidente (2022-); Membro da Secção de Biocatálise Aplicada da Federação Europeia de Biotecnologia (EFB) (1985-), Presidente (1990-5) e Membro Honorário (2005-); Membro da Comissão Executiva da Secção de Ciências da Engenharia Bioquímica da EFB (1996-2004); Membro do Comité Diretor do Programa de Integração de Processos em Engenharia Bioquímica da European Science Foundation (1992-6); Membro Fundador (2013) da Sociedade Europeia de Ciência da Engenharia Bioquímica e presidente da Secção de Medicina Regenerativa.

Comissões de Avaliação: Joaquim Cabral tem integrado diversas comissões científicas. Comissão Europeia: Delegado Português do Programa-Quadro de Biotecnologia IV (1994-8) e Membro do Painel de Avaliação de “ Prouct and Processes Engineering – Advanced Grants, European Research Council (2009-14); ANR-Agence Nacional de Recherche, France; Biotechnology and Biological Sciences Research Council, UK; Engineering and Physical Investigação Francesa; Biotechnology and Biological Sciences; Medical Research Council, UK; Membro do Grupo de Estratégia de Biotecnologia do Conselho Consultivo Científico das Academias Europeias, The Royal Society (2002-2006); Presidente do Conselho Científico de Ciências Exatas e de Engenharia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2010–2013). Coordenador da Comissão de Avaliação de Bolsas de Investigação em Biotecnologia e Engenharia Biológica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2007-2013); Membro (2014-2020) do Conselho Consultivo do Amgen Bioprocessing Center do Keck Graduate Institute, School of Applied Life Sciences, Claremont, Califórnia, EUA.

Programa

17h00 – Abertura da sessão solene pelo Presidente do Instituto Superior Técnico, Professor Rogério Colaço
17h10 – Alocução do Presidente do Departamento de Bioengenharia (DBE), Professor João Pedro Conde
17h15 – Alocução do Professor João Queiroz UBI, A3ES