Curso de Comunicação de Ciência
Um estímulo adicional para desenvolver a formação em comunicação de ciência, assim como fomentar o diálogo entre a ciência e a sociedade.
O Curso de Comunicação de Ciência é dirigido apenas aos inscritos na Competição Universitária 3 Minutos de Tese da ULisboa.
15 e 16 de abril de 2024
Centro de Transferência de Tecnologia e Conhecimento da ULisboa (TTC@ULisboa)
15 abril 2024
9:15 – 9:30: Boas-vindas
9:30 – 12:30: Workshops (A, B, C)
12:30 – 14:00: Almoço livre
14:00 – 17:00: Workshops (A, B, C)
16 abril 2024
9:00 – 12:00: Workshops (A, B, C)
12:00 – 13:00: Encerramento
Workshop A
Comunicação oral em ciência – apresentações para audiências, narrativas e linguagem não verbal
Local: Auditório
Descrição: Falar em público, para três ou para trezentas pessoas, é algo que todos os cientistas enfrentarão um dia. As comunicações orais são celebrações da presença e neste módulo vamos treinar o palco, as formas de construção da storyline, e a utilização, ou não, de suportes visuais que aumentam uma experiência única de partilha.
Formadores: Joana Lobo Antunes (IST), Ana Moutinho (ISEG)
Workshop B
Escrita de ciência para públicos leigos – princípios de jornalismo de ciência
Local: Sala Empreender
Descrição: Se a comunicação de ciência é fundamental entre pares, ela é igualmente importante quando se dirige a outros públicos. Comunicar ciência para toda a gente é tudo menos simples. Neste módulo falar-se-á de comunicação de ciência e jornalismo de ciência, de jargão científico ou do que fazer e do que não fazer. Haverá dicas e alguns exercícios práticos.
Formadores: Teresa Firmino (Público), Marta Santos (FC), Sílvio Mendes (IST)
Workshop C
Comunicação visual em ciência – slides e posters, outros suportes visuais
Local: Sala Valor
A forma como a informação visual está organizada é fundamental para a comunicação de ciência. Neste módulo dar-se-á a conhecer princípios de design, de comunicação visual e de visualização de informação para organizar e hierarquizar os elementos da linguagem visual e os dados, de forma relevante e significativa, em diversos suportes. Alguns exemplos de representações para a comunicação visual em ciência são os posters, os slides, as infografias, os mapas relacionais, os moodboards, os diagramas. Estes recursos, eminentemente visuais, permitem aos investigadores partilhar conceitos científicos e informação complexa de forma mais acessível e expressiva.
Formadores: Sónia Rafael (FBA), Mónica Mendes (FBA), Marco Soares (Reitoria)
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!
Temas: