"O Triunfo da Luz" - Jorge Moyano
O Concerto "O Triunfo da Luz", de Jorge Moyano tem lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 30 de janeiro de 2025, às 21h e integra o programa Música na Universidade de Lisboa.
Entrada Livre, limitada à lotação do espaço.
O presente programa inclui seis obras, separadas por cerca de trinta anos, que reflectem a enorme diversidade de linguagem musical ocorrida na transição entre os séculos dezanove e vinte. Partindo dos três Intermezzi Op.117 de Brahms, no ocaso do romantismo, termina com a agora centenária Rhapsody in Blue, chegada do outro lado do Atlântico e recheada de harmonias e ritmos jazzísticos.
Pelo meio, uma suite Pour le Piano, de Debussy, que, na sua modernidade, presta tributo aos cravistas de séc.XVIII; duas peças do primeiro Caderno da Iberia, de Albeniz, com o seu inconfundível colorido "impressionista"; uma Sonata de Berg que, começando a fugir ao tonalismo, mantém uma arquitectura rigorosa num espírito ultra-romântico; por fim a Sonatina de Ravel composta no mais puro estilo clássico.
Jorge Moyano, nascido em 1951, iniciou os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Em 1968 concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe da Profª Maria Cristina Lino Pimentel, tendo posteriormente frequentado vários cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de mestres como Helena Moreira de Sá e Costa, Karl Engel, Claude Helfer, entre outros. Entretanto em 1974 terminou o curso de Engenharia Civil, e somente em 1975, ano em que entrou para o Conservatório como professor de Piano, passou a dedicar-se exclusivamente à música.
Detentor de diversos prémios nacionais, exerce atualmente funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa, e mantém simultaneamente atividade como concertista. Nessa qualidade podem referir-se as suas participações nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém e ainda em diversos festivais – Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron entre muitos outros. Tem atuado com variadas orquestras – Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia, tendo-se ainda apresentado no estrangeiro, em países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá, Japão, Tunísia. Faz parte regularmente de júris de concursos nacionais, tendo igualmente integrado os júris dos concursos internacionais Vianna da Mota e Cidade do Porto. Em 1995 editou, em CD, obras de Schumann.
Consulte aqui o programa da Temporada 24/25 da Música na Universidade de Lisboa.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!