Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Passar para o conteúdo principal

Shlomo Mintz

O concerto de Shlomo Mintz integra o programa Música na Universidade de Lisboa .

Shlomo Mintz

A presença de Shlomo Mintz entre nós é um dos acontecimentos musicais de 2022. Natural de Moscovo, estudou com Isaac Stern e Dorothy DeLay, tornando-se num dos mais reputados violinistas da sua geração.

O seu virtuosismo e expressividade são características ideais para abordar uma obra de profunda transcendência, o concerto para violino, op. 61, de Beethoven. Escrito em escassas semanas, a pedido de Franz Clement, estrearia a 23 de Dezembro de 1806, sem grande sucesso. Numa época em que os concertos tinham como objetivo último exibir as habilidades técnicas do solista, com a orquestra em pano de fundo, Beethoven escreveu um diálogo íntimo entre o violino e a orquestra, duas entidades musicais que se iluminam mutuamente, num discurso musical de grande lirismo.

Esta abordagem disruptiva repete-se na Sinfonia n.º 7, op. 92, considerada por muitos como a melhor sinfonia de Beethoven. Escrita entre 1811 e 1812, na cidade termal de Teplitz, e dedicada ao conde Moritz von Fries, estreou na Universidade de Viena, a 8 de Dezembro de 1813, dirigida pelo próprio compositor. Verdadeiro colosso de inventividade, esta sinfonia apresenta um novo paradigma musical, alterando, para sempre, o curso da História da Música ocidental. A subversão da ideia de melodia, sem o irresistível apelo galante do formalismo clássico, com motivos musicais menos delineados, ao invés de elemento temático, são catalisadores de liberdade criativa, assim como o timbre, densidade e intensidade, apresentados como parte integrante da própria estrutura, e não meros acessórios decorativos. Também a Abertura Secondo Novecento, op. 25 (2005) de Côrte-Real contraria os cânones formais das convenções musicais impostas pelo mainstream da 2ª metade do séc.XX, apresentando o pluralismo e diversidade dos múltiplos estilos musicais deste período.

Intérpretes

Shlomo Mintz, violino
Nuno Côrte-Real, direção musical
Madrid Soloists Chamber Orchestra

Repertório: N. Côrte-Real (n. 1971), L. van Beethoven (1770 – 1827) e L. van Beethoven (1770 – 1827)

 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Aula Magna da Universidade de Lisboa
Partilhar

Mais Destaques, Agenda Cultural, Música, Música na Universidade