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XI Feira da Matemática - Programa público geral e famílias

O Museu volta a organizar mais uma edição da Feira da Matemática!

X Feira da Matemática - Programa escolas

A 11ª edição decorre no dia 22 de novembro, com um programa dirigido para o público escolar e dia 23 de novembro para público geral e famílias. Por mais um ano, Feira da Matemática promete ser um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Não falte!

PROGRAMA
Famílias e público em geral

Martin Gardner, ontem e hoje
Sem nunca estudar matemática, Martin Gardner foi o seu maior divulgador. Décadas de artigos na Scientific American, onde explanava o que aprendia em diálogo directo com os especialistas mais eruditos, estão aí para o comprovar. O que faz de Gardner tão especial?...

Horário: 15h30
Público-alvo: Público em geral
Orador: Jorge Nuno Silva | Associação Ludus

ATIVIDADES EM CONTÍNUO 10h-17h

 

Círculos Matemáticos
Os alunos do projeto Círculos Matemáticos da SPM - projeto em várias escolas do país - vão dinamizar para os visitantes (de todas as idades!) workshops sobre "A Tesselação e as Isometrias". Venha aprender a fazer a tesselação de um plano partindo de um motivo! E agora? Será que consegue caracterizar as isometrias que vê?

Dinamização: Alunos dos Círculos Matemáticos de várias escolas. Ideia original: Bruna Pereira e Ana Lima. Organização de Frederico Valsassina | SPM

 

O jogo Multipli - o jogo da tabuada ao contrário - e outros jogos lúdico-didáticos
O jogo Multipli e o jogo do Quadrado Preto, como ferramentas de aprendizagem matemática. Dinamização: Alfiii (AL&RT, Lda), parceiro do Campeonato Nacional Multipli, organizado com IPLeiria e apoio de LUDUS, APM e SPM

 

Euromilhões: cruzes e meteoritos
Breve explicação das regras do jogo, convite aos participantes a preencher um boletim e jogar e análise da probabilidade de ganhar o Euromilhões em comparação com eventos naturais e do dia a dia.

Dinamização: Vítor Augusto | FCT NOVA, Miguel Fonseca | DM, FCT NOVA

Como estimar o tamanho de populações selvagens
Para uma eficiente gestão de recursos naturais é preciso quantifica-los. Nesta atividade exploramos algumas das metodologias para o fazer, desde métodos de captura recaptura ou amostragem por distâncias até usar os sons que produzem. Vem descobrir como é!

Dinamização: Tiago Marques | SPE/CEAUL/DBA/FCUL/CREEM/University of St Andrews

 

Geometria Divertida
Banca na qual convidamos o público, de todas as idades, a vir descobrir a geometria escondida em balões, cartolinas, fios, colas e folhas coloridas.

Dinamização: Maria da Graça Marques e Marília Pires | Universidade do Algarve

 

Origami 
A dobragem de papel é uma atividade que é tanto recreativa como educativa. Podemos construir modelos cheios de cor e de movimento a partir da dobragem de papel, apenas para nosso divertimento, mas também nos podem ensinar Matemática.

Dinamização: Ilda Rafael e Anabela Gaio | Associação Ludus | APM

Régua de cálculo, como funciona? 
A régua de cálculo foi um instrumento fundamental até o aparecimento das máquinas de calcular eletrónicas, nos anos 70. Vamos descobrir a importância deste objeto que levou o homem à Lua!

Dinamização: MUESC – Museu da Escola Secundária de Camões | Ludus

Jogos e quebra-cabeças matemáticos (DMFCUL)
Banca onde os visitantes poderão explorar a Matemática e obter informações sobre os cursos do DM e as respetivas saídas profissionais.

Dinamização: Departamento de Matemática, FCUL.

 

CLUBEMATH
Atividades lúdicas desenvolvidas pelo Clube de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA FCT, para todas as idades, dos 6 aos 100: enigmas lógicos, triângulos coloridos, resolução de problemas numéricos e geométricos. Vem ver!

Dinamização: Fátima Rodrigues e Dora Gomes | NOVA FCT

 

Uma aventura no mundo dos grafos
Com algumas atividades lúdicas pretende-se ilustrar como a Teoria dos Grafos é prática para resolver problemas do dia a dia.

Dinamização: Cecília Perdigão e Isabel Cabral | NOVA FCT

 

"STE(A)M #aprendizagens matemáticas com o ecossistema TI-Nspire CX II"
Nesta atividade os participantes são convidados a desenvolver simples tarefas STEAM com programação e robótica e recurso às várias tecnologias do ecossistema TI-Nspire CX II T, em particular a interface Hub, o carrinho robotizado Rover, a placa MicroBit e o drone Tello. Em cada tarefa, procurar-se-á usar uma metodologia de “mão na massa”, em que numa primeira fase será explicitado para todo o grupo os procedimentos a realizar e de seguida lançar os alunos na exploração e realização da tarefa.

Dinamização: Joaquim Pinto, Marisabel Antunes | Grupo de Trabalho T3 da Associação de Professores de Matemática

 

Missão de salvamento com a tecnologia Casio
Desafios matemáticos STEAM, usando a calculadora gráfica. Nesta atividade, os participantes, organizados em equipas munidas de calculadoras gráficas, irão ser desafiados para solucionarem um conjunto de problemas matemáticos e, assim, descobrir o código que permitirá salvar uma caixa que contém os maiores tesouros da Humanidade.

Dinamização: Ana Margarida Dias, Joaquim Rosa e Manuel Marques | Grupo Casio+ da APM

 

Grémio apresenta: “À procura da Matemática”
Nesta sessão interativa os participantes serão encorajados a descobrir e a experimentar vários desafios matemáticos.

Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique

 

Construir a História da Matemática
Uma parceria entre o MUHNAC, LiDA e CIUHCT tem permitido estudar instrumentos científicos históricos, desenvolver modelos manipuláveis e realizar atividades com o público. Nesta atividade descobrem-se instrumentos antigos, seu funcionamento e aplicações.

Dinamização: Samuel Gessner | CIUHCT

 

Tantrix - Jogos e Puzzles didáticos
Os jogos e quebra-cabeças geométricos Tantrix foram internacionalmente premiados pela sua qualidade e valor pedagógico. Neste espaço, poderás experimentar estes jogos/puzzles:

Tantrix Puzzle Pack: dezenas de puzzles aliciantes e didáticos, do fácil ao quase impossível.

Tantrix Game Pack: um desafiante jogo de estratégia e sorte, que inclui múltiplas atividades para desenvolver capacidades espaciais e o raciocínio lógico-dedutivo.

Dinamização: Carlos Florentino, Zita Florentino | FCUL & CEMS.UL | Tantrix Portugal

 

BANCAS INSTITUCIONAIS


ASSOCIAÇÃO LUDUS
Banca de apresentação do Circo Matemático e da Ludus, exploração e venda de materiais de Matemática Recreativa.

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da APM e de venda de materiais didáticos.

SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTATÍSTICA
Banca de apresentação da SPE e venda de materiais didáticos.

SOCIEDADE PORTUGUESA DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da SPM e de venda de materiais didáticos.

 

ATIVIDADES EM EXPOSIÇÕES
 

A Matemática é de todos | APM
Construção de poliedros, de pavimentações, jogos com números e tangrans. O principal objetivo é permitir que os alunos experimentem e manipulem materiais, de forma a desenvolver algumas capacidades.  Promove também a construção de ligações das diferentes experiências com a Matemática.

Festa da Água | APM
Vários desafios e problemas que envolvem os conceitos de medida, número e volume. O seu principal objetivo é o de criar um momento de festa, que mostre como a Matemática está envolvida em algumas áreas da "vida".

Atividades de participação gratuita!

Mais informações
 

DOWNLOAD DO PROGRAMA

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Local
-
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
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