XI Feira da Matemática - Programa público geral e famílias
O Museu volta a organizar mais uma edição da Feira da Matemática!
A 11ª edição decorre no dia 22 de novembro, com um programa dirigido para o público escolar e dia 23 de novembro para público geral e famílias. Por mais um ano, Feira da Matemática promete ser um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.
Não falte!
PROGRAMA
Famílias e público em geral
Martin Gardner, ontem e hoje
Sem nunca estudar matemática, Martin Gardner foi o seu maior divulgador. Décadas de artigos na Scientific American, onde explanava o que aprendia em diálogo directo com os especialistas mais eruditos, estão aí para o comprovar. O que faz de Gardner tão especial?...
Horário: 15h30
Público-alvo: Público em geral
Orador: Jorge Nuno Silva | Associação Ludus
ATIVIDADES EM CONTÍNUO 10h-17h
Círculos Matemáticos
Os alunos do projeto Círculos Matemáticos da SPM - projeto em várias escolas do país - vão dinamizar para os visitantes (de todas as idades!) workshops sobre "A Tesselação e as Isometrias". Venha aprender a fazer a tesselação de um plano partindo de um motivo! E agora? Será que consegue caracterizar as isometrias que vê?
Dinamização: Alunos dos Círculos Matemáticos de várias escolas. Ideia original: Bruna Pereira e Ana Lima. Organização de Frederico Valsassina | SPM
O jogo Multipli - o jogo da tabuada ao contrário - e outros jogos lúdico-didáticos
O jogo Multipli e o jogo do Quadrado Preto, como ferramentas de aprendizagem matemática. Dinamização: Alfiii (AL&RT, Lda), parceiro do Campeonato Nacional Multipli, organizado com IPLeiria e apoio de LUDUS, APM e SPM
Euromilhões: cruzes e meteoritos
Breve explicação das regras do jogo, convite aos participantes a preencher um boletim e jogar e análise da probabilidade de ganhar o Euromilhões em comparação com eventos naturais e do dia a dia.
Dinamização: Vítor Augusto | FCT NOVA, Miguel Fonseca | DM, FCT NOVA
Como estimar o tamanho de populações selvagens
Para uma eficiente gestão de recursos naturais é preciso quantifica-los. Nesta atividade exploramos algumas das metodologias para o fazer, desde métodos de captura recaptura ou amostragem por distâncias até usar os sons que produzem. Vem descobrir como é!
Dinamização: Tiago Marques | SPE/CEAUL/DBA/FCUL/CREEM/University of St Andrews
Geometria Divertida
Banca na qual convidamos o público, de todas as idades, a vir descobrir a geometria escondida em balões, cartolinas, fios, colas e folhas coloridas.
Dinamização: Maria da Graça Marques e Marília Pires | Universidade do Algarve
Origami
A dobragem de papel é uma atividade que é tanto recreativa como educativa. Podemos construir modelos cheios de cor e de movimento a partir da dobragem de papel, apenas para nosso divertimento, mas também nos podem ensinar Matemática.
Dinamização: Ilda Rafael e Anabela Gaio | Associação Ludus | APM
Régua de cálculo, como funciona?
A régua de cálculo foi um instrumento fundamental até o aparecimento das máquinas de calcular eletrónicas, nos anos 70. Vamos descobrir a importância deste objeto que levou o homem à Lua!
Dinamização: MUESC – Museu da Escola Secundária de Camões | Ludus
Jogos e quebra-cabeças matemáticos (DMFCUL)
Banca onde os visitantes poderão explorar a Matemática e obter informações sobre os cursos do DM e as respetivas saídas profissionais.
Dinamização: Departamento de Matemática, FCUL.
CLUBEMATH
Atividades lúdicas desenvolvidas pelo Clube de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA FCT, para todas as idades, dos 6 aos 100: enigmas lógicos, triângulos coloridos, resolução de problemas numéricos e geométricos. Vem ver!
Dinamização: Fátima Rodrigues e Dora Gomes | NOVA FCT
Uma aventura no mundo dos grafos
Com algumas atividades lúdicas pretende-se ilustrar como a Teoria dos Grafos é prática para resolver problemas do dia a dia.
Dinamização: Cecília Perdigão e Isabel Cabral | NOVA FCT
"STE(A)M #aprendizagens matemáticas com o ecossistema TI-Nspire CX II"
Nesta atividade os participantes são convidados a desenvolver simples tarefas STEAM com programação e robótica e recurso às várias tecnologias do ecossistema TI-Nspire CX II T, em particular a interface Hub, o carrinho robotizado Rover, a placa MicroBit e o drone Tello. Em cada tarefa, procurar-se-á usar uma metodologia de “mão na massa”, em que numa primeira fase será explicitado para todo o grupo os procedimentos a realizar e de seguida lançar os alunos na exploração e realização da tarefa.
Dinamização: Joaquim Pinto, Marisabel Antunes | Grupo de Trabalho T3 da Associação de Professores de Matemática
Missão de salvamento com a tecnologia Casio
Desafios matemáticos STEAM, usando a calculadora gráfica. Nesta atividade, os participantes, organizados em equipas munidas de calculadoras gráficas, irão ser desafiados para solucionarem um conjunto de problemas matemáticos e, assim, descobrir o código que permitirá salvar uma caixa que contém os maiores tesouros da Humanidade.
Dinamização: Ana Margarida Dias, Joaquim Rosa e Manuel Marques | Grupo Casio+ da APM
Grémio apresenta: “À procura da Matemática”
Nesta sessão interativa os participantes serão encorajados a descobrir e a experimentar vários desafios matemáticos.
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique
Construir a História da Matemática
Uma parceria entre o MUHNAC, LiDA e CIUHCT tem permitido estudar instrumentos científicos históricos, desenvolver modelos manipuláveis e realizar atividades com o público. Nesta atividade descobrem-se instrumentos antigos, seu funcionamento e aplicações.
Dinamização: Samuel Gessner | CIUHCT
Tantrix - Jogos e Puzzles didáticos
Os jogos e quebra-cabeças geométricos Tantrix foram internacionalmente premiados pela sua qualidade e valor pedagógico. Neste espaço, poderás experimentar estes jogos/puzzles:
Tantrix Puzzle Pack: dezenas de puzzles aliciantes e didáticos, do fácil ao quase impossível.
Tantrix Game Pack: um desafiante jogo de estratégia e sorte, que inclui múltiplas atividades para desenvolver capacidades espaciais e o raciocínio lógico-dedutivo.
Dinamização: Carlos Florentino, Zita Florentino | FCUL & CEMS.UL | Tantrix Portugal
BANCAS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO LUDUS
Banca de apresentação do Circo Matemático e da Ludus, exploração e venda de materiais de Matemática Recreativa.
ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da APM e de venda de materiais didáticos.
SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTATÍSTICA
Banca de apresentação da SPE e venda de materiais didáticos.
SOCIEDADE PORTUGUESA DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da SPM e de venda de materiais didáticos.
ATIVIDADES EM EXPOSIÇÕES
A Matemática é de todos | APM
Construção de poliedros, de pavimentações, jogos com números e tangrans. O principal objetivo é permitir que os alunos experimentem e manipulem materiais, de forma a desenvolver algumas capacidades. Promove também a construção de ligações das diferentes experiências com a Matemática.
Festa da Água | APM
Vários desafios e problemas que envolvem os conceitos de medida, número e volume. O seu principal objetivo é o de criar um momento de festa, que mostre como a Matemática está envolvida em algumas áreas da "vida".
Atividades de participação gratuita!
ULISBOA NEWS
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