Investigação e Desenvolvimento

Docente do IST premiado pela ERC

Vítor Cardoso, investigador e professor do Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA), do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (ULisboa), vai receber do European Research Council (ERC) um milhão e meio de euros para avançar na sua investigação dos buracos negros. É já a segunda vez que o investigador recebe uma bolsa desta entidade.

Esta bolsa vai ser usada para investigar as equações de Einstein em condições extremas, nomeadamente a colisão entre buracos negros. Com aplicações na área da astrofísica e da física de altas energias, a colisão de buracos negros gera uma quantidade astronómica de ondas gravitacionais, que podem ser detetadas com telescópios especiais. O estudo deste processo pode também ajudar a resolver questões complexas a que físicos têm tentado responder ao longo da história.

Fundada em 2007 pela Comissão Europeia, a ERC é uma entidade responsável por financiar investigações científicas e tecnológicas realizadas no seio da União Europeia. Desde a fundação desta entidade, Portugal já recebeu mais de 30 bolsas da ERC.