Outros

20ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade.

A 20ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro.

20ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade.

Reconhecendo o impacto da Pandemia na alteração dos hábitos quotidianos de todos nós, esta semana pretende alertar para a importância das nossas escolhas nas deslocações diárias, seja para o trabalho, para a escola ou em lazer, para o nosso bem-estar e proteção do meio ambiente.

Escolher a bicicleta, ou outros modos suaves de mobilidade, é um caminho para a criação de cidades mais sustentáveis e para uma sociedade mais saudável, segura e resiliente, contribuindo para alcançar a neutralidade carbónica.

Integrada na “Semana Europeia da Mobilidade” decorre, no dia 22 de setembro, a iniciativa “Dia Europeu sem Carros”. A Universidade de Lisboa incentiva toda a sua comunidade a utilizar a bicicleta nas suas deslocações diárias de e para a universidade, em especial neste dia mas, também, ao longo de todo o ano.

Nesse sentido, tomou a iniciativa, em 2014, de apresentar o Projeto “ULisboa em Bicicleta”, através do Orçamento Participativo, da Câmara Municipal de Lisboa. Este projeto permitiu construir mais de 25 quilómetros de rede ciclável, ligando assim os diferentes campi da ULisboa.

A rede permite a deslocação do Campus da Cidade Universitária, onde se situa o Caleidoscópio, o Estádio Universitário de Lisboa, a Reitoria, o TTC@ULisboa,  a Cantina Velha, as Faculdades de Ciências, Direito, Farmácia, Letras, Psicologia,  Medicina, Medicina Dentária e Institutos de Ciências Sociais, Educação e Geografia e Ordenamento do Território até ao Campus da Alameda, onde se encontra o Instituto Superior Técnico, passando pela Fundação Calouste Gulbenkian e Avenidas Novas e seguindo até ao Saldanha, Praça Marquês de Pombal. Aqui é possível escolher continuar para o Campus do Quelhas, (Instituto Superior de Economia e Gestão) próximo da Assembleia da República, ou seguir para o Campus do Chiado (Faculdade de Belas-Artes), passando pela Avenida da Liberdade, em plena zona histórica da cidade, seguir em direção ao rio (Faculdade de Motricidade Humana) e subir para chegar ao Campus da Ajuda onde se situa o Pavilhão Desportivo do Estádio Universitário, a Tapada da Ajuda, as Faculdades de Arquitetura e Medicina Veterinária, Institutos Superior de Agronomia e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Esta rede clicável é complementada por um conjunto de infraestruturas, incluindo 570 lugares de parqueamento para bicicletas da ULisboa e os vários terminais de bicicletas GIRA  que contribuem assim para uma melhor mobilidade e sustentabilidade dentro do campus.

Para proteger e valorizar o património natural, histórico e cientifico a ULisboa tem vindo a melhorar os vários espaços verdes na cidade de Lisboa, nomeadamente o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim Botânico Tropical, o Jardim Botânico da Ajuda e a Tapada da Ajuda.