Bolsas

25 estudantes da Universidade de Lisboa distinguidos pelas Bolsas Gulbenkian Novos Talentos

As Bolsas Gulbenkian Novos Talentos distinguiram 70 estudantes com o objetivo de detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a sua iniciação à investigação.

Bolsas Gulbenkian Novos Talentos

A Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu 70 bolsas Novos Talentos, nas áreas de Biologia, Física, Matemática, Química, Humanidades e Ciências Sociais, de entre as quais, 25 distinguem estudantes da Universidade de Lisboa, pertencentes a 8 das 18 escolas da ULisboa: Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Instituto Superior de Economia e Gestão e Instituto Superior Técnico.

Os bolseiros são apoiados com um valor de bolsa anual de, no mínimo, 2.500 €, incluindo um apoio para o prosseguimento de estudos, nomeadamente para o pagamento de propinas e para estímulo à investigação (no valor de 1.000€), e um apoio para atividades de enriquecimento de talento como, por exemplo, cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros (no valor de 1.500 €). A este valor acresce ainda um apoio de até 3.000 € para candidatos em situações sociais adversas.

Os estudantes têm também a oportunidade de participar num programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutores de mérito reconhecido e acompanhamento por uma Comissão Científica dedicada a cada área do programa. O programa inclui ainda sessões de desenvolvimento pessoal em grupo, apostando assim na criação de um ambiente de networking e partilha entre os bolseiros que perdure mesmo após o período de bolsa.

Fonte: Consulte no site da Fundação Calouste Gulbenkian a lista dos distinguidos pelas Bolsas Gulbenkian Novos Talentos.