Passar para o conteúdo principal
Ensino

40 Docentes e Investigadores reunidos na 2ª edição da Formação Pedagógica para Docentes em Início de Carreira da ULisboa

Entre os dias 4 e 6 de setembro teve lugar a segunda edição da Formação para Docentes em Início de Carreira da ULisboa , na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Formação Pedagógica para Docentes ULisboa

Dos 114 inscritos nesta iniciativa, foram selecionados 40 docentes e investigadores em início de carreira, provenientes de 13 das Escolas ULisboa.

O docente em início de carreira enfrenta inúmeros desafios. Com uma experiência ainda inicial em sala de aula, a que se sucede um conjunto de dúvidas em torno da prática pedagógica e em torno de qual será o seu papel enquanto docente do Ensino Superior, esta é uma realidade sentida por muitos docentes. Como concluem Rugarcia et al. (2000), “a maior parte dos docentes começa a ensinar sem ter sequer cinco minutos de formação sobre como fazê-lo”. Na maior parte dos casos os docentes entram na academia como excelentes investigadores e procuram conhecimentos pedagógicos que os preparem para enfrentar os desafios do ensino.

Ciente destes desafios e com o intuito de oferecer respostas, a Reitoria da Universidade de Lisboa promoveu, em setembro, a segunda edição do Programa de Formação para Docentes em Início de Carreira, com um conjunto de workshops, de duração total de 15h, destinado a docentes e investigadores pertencentes às escolas da ULisboa e com pouca experiência de docente.

A iniciativa faz parte do plano de desenvolvimento pedagógico que se pretende implementar na ULisboa. O Programa para Docentes em Início de Carreira assenta em 4 pilares para o Ensino - Planear, Envolver, Transmitir e Avaliar - e procura promover o início de carreira docente com mais confiança, conhecimentos relevantes e, acima de tudo, estratégias e boas práticas comprovadas pela investigação em pedagogia universitária.

Tem como objetivo facilitar a adoção de metodologias ativas por parte dos novos docentes, modelando, em contexto formativo, um ambiente ativo de ensino aprendizagem, centrado nos formandos e com recurso a diversas metodologias ativas e tecnologias educativas, promotoras de momentos interativos com o grupo.

Mais informações

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Comité Olímpico de Portugal Distingue Professor da Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa com o Prémio Investigação Científica
Prémio Universidade de Lisboa 2023 atribuído a Vítor Cardoso
Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis