Outros

Biblioteca da Faculdade de Direito da ULisboa classificada como Edifício Sustentável

Da criação de um telhado verde à reutilização da água da chuva para a rega, são várias as características que fazem da nova biblioteca da Universidade de Lisboa um “edifício sustentável”.

Biblioteca da FDUL classificada como Edifício Sustentável

Do sistema de recolha de água da chuva à instalação de um pavimento térmico, passando pela gestão da qualidade do ar, são várias as apostas para garantir um melhor desempenho do edifício na Alameda da Universidade, em Lisboa.

“Todo o projeto foi pensado segundo os princípios de construção sustentável, utilizando-se de acabamentos de emissão zero [de gases de efeito de estufa]”, lê-se na memória descritiva da nova biblioteca,

O projeto de expansão da biblioteca desdobra-se em três pisos: o inferior, uma cave rectangular que incluirá os depósitos de livros; o piso térreo, que assume o formato da letra “L”, acolhe um pátio ajardinado para o qual se debruçam os edifícios contíguos; e, por fim, o piso superior com uma cobertura vegetal. A primeira fase da obra centrou-se na parte térrea, onde ficam as salas de leitura e informática, assim como os gabinetes, e no telhado verde.

O objetivo é recuperar a água que cai do céu para irrigar a terra gota a gota. Para o efeito, há um reservatório e uma central de bombagem para abastecer a rega. Só quando o depósito está vazio é que se recorre à rede pública de abastecimento, garante Ana Paula Pinheiro, do atelier RBD.APP Arquitectos.

Fonte: Público.