Passar para o conteúdo principal
Bolsas

Bolsas de Doutoramento PRISC ULisboa

A Universidade de Lisboa abre concurso para as primeiras dez bolsas de doutoramento Portugal-Brasil , a celebrar contrato ainda em 2023, até 16 de junho de 2023, ao abrigo do protocolo de parceria existente entre a Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bolsas de Doutoramento PRISC ULisboa

A infraestrutura PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections), que integra a Universidade de Lisboa, celebrou com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) um Protocolo de Colaboração que assegura um conjunto de 50 bolsas de doutoramento até 2027, em múltiplas áreas estratégicas associadas a museus e coleções.

Os trabalhos de investigação subjacentes às bolsas serão desenvolvidos, em parte, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em setembro de 2018.

A abertura do concurso para as primeiras dez bolsas, a celebrar contrato ainda em 2023, encontra-se aberto até 16 de junho de 2023.

As áreas científicas deste primeiro concurso são:

  • Museologia, nomeadamente nos domínios de cruzamento da arte e ciência, em particular o desenvolvimento de formas inovadoras de exposição, educação e comunicação de ciência (até duas bolsas).
  • Geodiversidade, paleodiversidade e biodiversidade, nomeadamente no que se refere à história da Terra e a sua biodiversidade do passado e presente, com foco na valorização das coleções e dados científicos associados (até quatro bolsas).
  • Estudos de Coleções Científicas sob múltiplas perspetivas (perspetivas históricas, taxonómicas, antropológicas, arqueológicas, sociológicas, de divulgação, de conservação, etc.) (até quatro bolsas).

O consórcio PRISC é constituído pela Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Coimbra, através das suas principais instituições museológicas: o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Em conjunto, reúnem mais de 6 milhões de objetos nas suas coleções. O PRISC promove a utilização de todas as coleções científicas portuguesas para fins de educação, investigação e cultura numa base de acesso aberto e universal.

O PRISC associa-se assim à Universidade Federal do Rio de Janeiro e ao seu Museu Nacional, na certeza de que os estudos resultantes destes doutoramentos contribuirão para a renovação do Museu Nacional, suas coleções e seu programa museológico, bem como o nosso conhecimento sobre os museus e coleções científicas brasileiras, portuguesas e da América Latina, e ainda as relações entre os museus de Portugal e do Brasil.

Consulte aqui o Guião de Candidatura às bolsas PRISC.
Mais informações e questões para o email: bolsas.ciencia@reitoria.ulisboa.pt

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis
Cientistas da Faculdade de Ciências da ULisboa descobrem nova forma de transformar CO2 em CO
Estudantes do Instituto Superior Técnico da ULisboa vencem competição europeia de foguetões