Bruno Sepodes Eleito Presidente do Comité Europeu de Medicamentos de Uso Humano

Farmacêutico e docente na Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa, Bruno Sepodes foi eleito Presidente do Comité Europeu de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) no Encontro Anual da Agência Europeia do Medicamento (EMA), começando o seu mandato no dia 21 de setembro de 2024.

Homem sentado
Netfarma

Este é o comité científico mais importante da EMA responsável por emitir as recomendações sobre a entrada de novos medicamentos no mercado europeu. A eleição, por unanimidade dos Estados Membros da União Europeia, reconhece a liderança e o percurso científico de Bruno Sepodes na EMA e na academia. Esta é a primeira vez na história da EMA que um português assume a presidência deste Comité Científico.

Em comunicado à EMA, Bruno Sepodes refere que “como presidente do CHMP, a minha prioridade número um é garantir os mais elevados padrões de qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos para os pacientes na União Europeia”, acrescentando que “juntos, enfrentaremos os desafios e oportunidades apresentados pelas novas tecnologias, incluindo terapias avançadas complexas, a integração de tecnologias digitais de saúde e a utilização de inteligência artificial. Esforçamo-nos por facilitar o rápido desenvolvimento e implantação de medicamentos, especialmente quando confrontados com ameaças à saúde. “

Bruno Sepodes é Membro do CHMP, desde 2012 por nomeação do Estado português, e eleito Vice-Presidente desde 2018. Presidiu o Comité dos Medicamentos Órfãos (COMP) da EMA entre 2012 e 2018, por nomeação da Comissão Europeia, após recomendação da EMA, e foi nomeado pelo Management Board desta instituição como Co-Chair da Emergency Task Force (ETF), um grupo de trabalho que se tornou uma estrutura permanente da EMA em resultado do trabalho desenvolvido pela COVID-19 Emergency Task Force, ativada em 2020.

Em 2018 a EURORDIS concedeu-lhe o EURORDIS Leadership Black Pearl Award on Rare Diseases, atribuído a individualidades que demonstraram uma liderança significativa na área das doenças raras a nível europeu. Nesse mesmo ano fez parte da lista dos 100 indivíduos mais inspiradores da indústria farmacêutica (“The Medicine Maker Power List 2018”) na categoria “Masters of Change”.

Fonte: Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa