O apoio e a promoção de Clubes de Leitura no Ensino Superior pretendem estimular uma cultura de leitura como forma de crescimento pessoal e cultural, de pensamento crítico e de diálogo inclusivo nas Instituições de Ensino Superior.
Candidaturas à criação e desenvolvimento de Clubes de Leitura no Ensino Superior
Tendo em conta a tradição dos Clubes de Leitura como fórum privilegiado do livre debate de ideias, e em associação às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o mote para este primeiro ano da iniciativa tem como tema a liberdade. Nos anos subsequentes, o tema da iniciativa será discutido e definido em concertação com os Clubes participantes na Rede de Clubes de Leitura no Ensino Superior.
Nesse sentido, o Plano Nacional de Leitura (PNL) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior abrem uma linha de financiamento para apoiar a criação destes Clubes.
Com a criação desta Rede de Clubes de Leitura, o PNL e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pretendem proporcionar a estas organizações informais, um espaço estruturado em que possam partilhar boas práticas e encontrar sugestões de leitura inspiradoras. A organização em rede tende a potenciar a criação de mais clubes, a nível nacional, desejavelmente em todas as Instituições do Ensino Superior.
As candidaturas têm como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de Clubes de Leitura no Ensino Superior, como a formação uma Rede de Clubes de Leitura, para partilha de boas práticas e disponibilização de instrumentos de apoio à criação de novos clubes cujos destinatários finais desta linha de financiamento são estudantes do Ensino Superior que integram os Clubes de Leitura sendo considerados, destinatários indiretos, uma vez que o apoio é concedido a entidades terceiras que intervêm na qualidade de beneficiárias.
As candidaturas deverão ser submetidas através de formulário próprio, da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e incluir o Plano de Ação a desenvolver durante o prazo de um ano, tendo em consideração os critérios de avaliação, e incluir o compromisso expresso do responsável do Clube sobre a concretização do projeto, que se pretende continuado e sustentável.
A apresentação da candidatura decorre entre o primeiro dia útil seguinte ao da publicação do presente aviso e o dia 30 de março de 2024.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!